quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ao abrir a 54ª Legislatura, Sarney ressalta urgência de reformas política e eleitoral

Em seu discurso na abertura dos trabalhos da 54ª Legislatura, o presidente do Senado, José Sarney, ressaltou a urgência de uma reforma política e eleitoral. Para ele, o voto proporcional para deputado federal precisa ter fim, por colaborar com a desintegração dos partidos políticos.
Sarney disse que, ante as novas tecnologias de informação e a opinião pública em tempo real, o Legislativo precisa buscar formas permanentes de legitimação política.
- Ou nos integramos, ou seremos, sem dúvida, destruídos e superados - advertiu.
O presidente do Senado discorreu sobre a história do Parlamento brasileiro e salientou que o Congresso precisa trabalhar com plena independência, mesmo que com harmonia junto aos demais Poderes. Ele reafirmou as prerrogativas do Parlamento e criticou o instrumento da medida provisória.
Sarney sublinhou que os parlamentares estão sob o olhar atento de toda a nação.
- Nosso trabalho exige a sedimentação de uma profunda consciência moral de nossos deveres e responsabilidades. Jamais podemos aceitar qualquer arranhão dos procedimentos éticos que devem nortear a nossa conduta - afirmou.
Dirigindo-se à presidente da República, Dilma Rousseff, que antes havia lido mensagem com seu plano de governo, Sarney destacou que seu comparecimento demonstra consideração e desejo de prestigiar o Congresso Nacional. Sarney saudou o exercício da Presidência da República pela primeira mulher e desejou sorte a todos os parlamentares.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar