quarta-feira, 11 de maio de 2011

Geovani Borges pede valorização da carreira de juiz federal

Em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), o senador Geovani Borges (PMDB-AP) pediu mais valorização aos magistrados federais do Brasil. O senador destacou que 90% dos juízes federais aderiram à paralisação promovida pela Associação de Juízes Federais do Brasil (Ajufe), no último dia 27.
- Apesar da paralisação, os juízes continuaram a julgar casos urgentes, como relaxamento de prisão e autorização para fornecimento de remédios - afirmou.
Geovani Borges disse que nos próximos 90 dias, haverá uma assembléia em que os quase 2 mil juízes federais vão decidir se entram em greve. Segundo o senador, os juízes pedem igualdade de direitos com os membros do Ministério Público e revisão do teto constitucional para permitir a reposição do salário dos juízes. Geovani Borges disse que, segundo informação da Ajufe, o salário líquido de um juiz em início de carreira é de cerca de R$ 12 mil.
Outra reivindicação é a criação de uma política de segurança para os magistrados, já que há muitos casos de retaliação por parte do crime organizado. Para o senador, parte dessa reivindicação já foi atendida com o PLC 3/2010, que permite o julgamento em colegiado de crimes praticados por organizações criminosas.
Ele ainda destacou a proposta de emenda Constitucional 2/11, do senador licenciado Gilvam Borges (PMDB-AP), a quem substitui. A PEC restabelece o adicional por tempo de serviço como componente da remuneração das carreiras da magistratura e do Ministério Público.
Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar