sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ministro acredita na aprovação da Lei da Copa

Orlando Silva defende texto, que está sendo criticado pela oposição e também pela Fifa
O Globo
Em um pronunciamento em cadeia de rádio, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, disse ontem que a Lei Geral da Copa, enviada ao Congresso, não fere a soberania brasileira, ao contrário das críticas da oposição. Ele afirmou ainda estar confiante em sua aprovação no Congresso ainda este ano. A Lei também está sendo criticada pela FIFA, o que levará a um possível encontro entre a presidente Dilma Rousseff, e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, nas próximas semanas.
- A Lei Geral da Copa consolida as garantias governamentais que o Brasil assumiu com a FIFA ao obter o direito de realizar o Mundial. Ela está ligada
à proteção de marcas e produtos da FIFA, acesso sem impedimentos às pessoas que virão ao Brasil, não só dirigentes, mas de cerca de 600 mil turistas. Tenho certeza que não há violação à soberania brasileira - disse o ministro. Na terça-feira, Orlando Silva visitou o presidente da Câmara, Marcos Maia (PT-SP), para pedir urgência na votação do projeto. Mas a Lei foi duramente criticada por parlamentares, como o Senador
Randolphe Rodrigues (PSOL-AL) porque, segundo ele, violenta a soberania do país.

Mundial mais verde

Orlando Silva afirmou ainda que quatro cidades brigam pela cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, São Paulo - já dada como praticamente certa pelo Comitê Local Organizado - Belo Horizonte e Salvador têm interesse no evento.
O ministro garantiu que o Mundial vai ser o mais "verde da história", pois os 12 estádios que serão sedes dos jogos terão certificados internacionais de sustentabilidade.
- O critério ecologia permeia todos os projetos urbanos, pois vamos valorizar a energia limpa nos transportes - garantiu o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar