segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Coluna "Argumentos"

Negócios

Zarpou ontem de Santana o veleiro francês importado pela empresa Master Marine, de Macapá e que foi presente de um filho a seu pai, que mora no Rio de Janeiro. O barco foi “internado” no Brasil pelo Amapá, a partir dos incentivos fiscais da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS). Nota ruim foi a qualidade do cais, claro.

No vera

O deputado federal Evandro Milhomen (PCdoB-AP) teve seu nome homolocado ontem como pré-candidato a prefeito de Macapá, em encontro de seu partido realizado em grande estilo no Centro de Convenções. Ele também disse que a pré-candidatura é pra valer, pois entende que a legenda vive um bom momento nacional e local.

Entrevista

O bioquímico potologista e empresário Rugato Boettger, articulista do Diário e uma espécie de “pensador” das grandes causas do Amapá, brindou os ouvintes do programa Conexão Brasília, de ontem, com uma dura, mas realista entrevista, especialmente sobre a falta de planejamento. Resumo hoje no Diário.


De volta

A semana foi marcada pela visita a Macapá de uma numerosa comitiva de executivos e de quadros do governo francês. Teve quem dissesse que eles vieram para cá com a pasta cheia de euros, uma alusão à vontade de fazer negócios. De qualquer forma foram muito bem tratados, ciceroneados pelo deputado Paulo José, que ainda arrumou carros de marca francesa para o grupo andar por aqui.

A mídia

O caso envolvendo o prefeito de Santana, Antônio Nogueira (PT) e os vereadores, ainda bem, não foi visto na mídia nacional. A bem da verdade, querelas entre Câmaras Municipais e prefeitos é um tema já muito batido, como se diz no jargão jornalístico. Mas um gestor municipal rasgar a notificação em praça pública não é todo dia que se vê. Dava para “emplacar”.

Apoio

Dito à coluna pelo presidente do Conselho Regional da Guiana Francesa, Rodolphe Alexandre, que o presidente do Congresso Nacional e senador pelo Amapá, José Sarney, está sendo esperado em novembro na cidade de Caiena. Segundo o executivo francês, Sarney é um entusiasta no estreitamento das relações fronteiriças entre a Guiana Francesa e o Amapá.

Incógnita

Vários dos pré-candidatos a prefeito de Macapá também formam na base política da administração Roberto Góes (PDT), que teria dito não querer ir à reeleição, o que muita gente não acredita. Mas o fato é que povoa uma dúvida sobre esses aliados que querem sucedê-lo na PMM. Vão “colar” ou não na imagem dele? Voo solo? Críticas? Ou carona na polularidade?

Na ativa

Dito à coluna pelo amigo e fiel escudeiro do ex-deputado federal Jurandil Juarez (PMDB-AP), o empresário Marcos Cardoso (Palácio dos Esportes), que JJ segue firme como um dos quadros mais importantes que o Estado conseguiu formar. “Ele continua na política pública. Agora, por exemplo, está ajudando no planejamento do Amapá na Assembleia Legislativa”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar