quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Delcídio pede programa de desenvolvimento para regiões de fronteira

O governo deveria promover uma versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinada ao desenvolvimento econômico e social das regiões fronteiriças. A recomendação foi feita por Delcídio do Amaral (PT-MS), durante audiência sobre as questões indígena e fundiária promovida pela Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à CRE. Para o senador, é preciso estimular a vocação econômica de cada região fronteiriça, "criando perspectivas para quem lá vive, para que as pessoas não sejam capturadas pelo crime organizado".
— Vivemos de ações espasmódicas, sem um projeto integrado de desenvolvimento. — advertiu.
O diretor do Departamento de América do Sul do Ministério das Relações Exteriores, João Luiz Pereira Pinto, admitiu que existe uma "falta de ­comunicação" entre os diversos órgãos do governo que tratam de temas ligados à região de fronteira. Observou ainda que ministros dos países do Tratado de Cooperação Amazônica se reunirão em Manaus para abordar temas de integração em novembro.
O representante do Instituto Nacional de Colonização e ­Reforma Agrária (Incra) Márcio Berbigier fez um relato dos esforços do governo para oficializar a posse de terra nas regiões de fronteira, onde há 1.048 projetos de assentamento. Já o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai) Carlos Travassos ressaltou a importância do monitoramento de terras indígenas em região de fronteira, trabalho que municia o governo de informações.
Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu a criação de linhas aéreas regulares entre as cidades amazônicas brasileiras e capitais de países vizinhos. Ana Amélia (PP-RS) chamou a região fronteiriça de "verdadeiro queijo suíço, cheio de buracos". Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou problemas como o tráfico de armas, drogas e pessoas, e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu a limitação da compra de terras por estrangeiros nas regiões de fronteira.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar