sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Senadores comemoram 23 anos de Amapá, Roraima e Tocantins

A homenagem aos 23 anos de promulgação da Constituição de 1988, nesta quarta-feira (5), serviu também para comemorar os 23 anos de três estados brasileiros: Tocantins, criado a partir da divisão do estado de Goiás, e Amapá e Roraima, territórios criados em 1943 e em 1962, respectivamente, que mudaram de status com a Constituição.
Para os senadores, a emancipação representou o crescimento dessas regiões e também permitiu sua participação nas decisões políticas, o que ajudou a dar maior equilíbrio federativo ao país.
- Quero dizer que a nossa Constituição de 88 realmente mudou a face do país em todos os aspectos, no aspecto político, no aspecto dos direitos individuais e coletivos e, principalmente para nós, de Roraima e do Amapá, porque conseguimos a emancipação política com que nós todos sonhávamos. Porque, como território federal, as pessoas que lá viviam não eram consultadas para nada. Os governadores eram nomeados à revelia, com honrosas exceções, de qualquer fala, de qualquer pessoa do estado - lembrou o Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).
O senador defendeu a divisão de estados "gigantescos", com o argumento de que, nesses locais, o poder público acaba vivendo "distante" do cidadão.
A mesma opinião manifestou o senador Geovani Borges (PMDB-AP), para quem a emancipação trouxe inúmeros resultados positivos. Seu estado, o Amapá, abriga hoje mais de 3,5 mil empresas sem, no entanto, descuidar do meio ambiente, ressaltou. O senador afirmou que o Amapá é a unidade da federação com o menor índice de desmatamento e o maior percentual de conservação ambiental.
Já para Wilson Santiago (PMDB-PB) a divisão dos estados foi importante porque os habitantes dessas regiões já se sentiam "tocantinenses, amapaenses e roraimenses, singulares e diferentes, antes mesmo da divisão dos estados".
A tese foi reforçada pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO), que ressaltou que o desejo de autonomia para o Norte de Goiás data de 1821. Segundo o senador, a população da região já tinha uma diferença substancial, dos pontos de vista político e econômico, em relação à população do sul do estado.
Vicentinho também citou o atual governador de Tocantins, Siqueira Campos, o primeiro a assumir o cargo, em 1989. Em defesa da criação do estado, ele chegou a fazer greve de fome no Plenário da Assembleia Constituinte.
João Ribeiro (PR-TO) também ressaltou a importância de Siqueira Campos para a criação do estado.
- Nosso Tocantins foi criado sem benesses da União e nestes últimos 23 anos o povo tocantinense mostrou ao país que estava certo - afirmou.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar