segunda-feira, 18 de março de 2013

Oiapoque, Amapá e Calçoene ganharão distritos industriais pesqueiros e ancoradouros

Agência Amapá

A comitiva do Governo do Amapá, formada pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Agência de Desenvolvimento (Adap) e Agência de Pesca (Pescap), visitou os municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá. Durante três dias, acompanhados dos prefeitos de cada município, os órgãos identificaram e visitaram as áreas disponíveis que serão destinadas para a construção de distritos industriais pesqueiros e ancoradouros.

Segundo o secretário da Seicom, José Reinaldo Picanço, o investimento é na ordem de R$ 40 milhões. "O governo investirá nessas obras. Os projetos estão contemplados dentro dos recursos do financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e nós deveremos, ainda neste primeiro semestre, começar o processo de instalação, seguindo a orientação do nosso governador", argumentou. O projeto contempla dois distritos industriais pesqueiros e três ancoradouros. Um distrito para o município de Oiapoque e outro para Calçoene, e ainda três ancoradouros para os referidos municípios e ainda o Amapá.


Para o prefeito de Oiapoque, Miguel Caetano de Almeida, essa construção será fundamental para trabalhar o potencial pesqueiro da região e ainda desenvolver economicamente e socialmente. "Estamos aqui confiantes para que esse empreendimento inicie o mais rápido possível. Essa obra irá trazer inúmeros benefícios econômicos e sociais. Estamos aqui à disposição do governo e da nossa gente, vamos ajudar em tudo", afirmou. As indústrias da pesca poderão receber barcos pesqueiros e fomentar as empresas que se instalarão nesses espaços. Além disso, o projeto viabilizará desenvolvimento, emprego e renda para as populações dessas regiões.

O diretor do Imap, Maurício Souza, disse que o instituto já vem fazendo essa política de regularização das terras, o processo de licenciamento ambiental e irá continuar atuante para dar celeridade na instalação dos distritos pesqueiros. A prefeita de Calçone, Maria Lucimar Lima e o vice-prefeito do Amapá, Jair Rangel, foram unânimes em concordar com a criação das indústrias de pesca. "Queremos o que for melhor para o nosso povo, e sabemos que nosso potencial é grande em termos de pescado e porque não fomentar a nossa região, o nosso Estado e ainda abastecer outros mercados", declarou.

As autoridades de Oiapoque, Calçoene e Amapá farão uma audiência pública com os vereadores e a sociedade civil organizada para decidirem, juntos, a criação da indústria pesqueira.

Lilian Monteiro/Seicom


Veja também:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar