segunda-feira, 25 de março de 2013

Estamos tomando medidas para fortalecer os órgãos de fiscalização, melhorar o atendimento e garantir a qualidade dos produtos e dos serviços, afirma Dilma


A presidenta Dilma Rousseff falou, no Café com a Presidenta desta segunda-feira (25), sobre o Plano Nacional de Defesa do Consumidor e da Cidadania, que foi lançado na última semana. Para Dilma, o objetivo é proteger os direitos dos consumidores brasileiros, aumentando a transparência dos contratos e das contas, e garantindo que as empresas respondam de forma mais rápida a possíveis problemas. O plano deve transformar a defesa do consumidor em política de Estado. “Essa parceria vai articular o governo federal, através do Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, com o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério Público, a Defensoria Pública, os Procons, as entidades civis de defesa do consumidor. Então, Luciano, estamos tomando medidas para fortalecer os órgãos de fiscalização, melhorar o atendimento feito pelas empresas e garantir a qualidade dos produtos e dos serviços que são oferecidos”, explica. A presidenta destacou o problema enfrentado pelos consumidores com o pós-venda, que será minorado com a criação de uma lista de produtos essenciais, e que a troca ou a devolução do dinheiro terá de ser imediata, sem que seja necessário procurar o Procon ou a Justiça. Para os outros casos, Dilma afirmou que será construída uma política para incentivar a criação de assistências técnicas no país. Essa medida, segundo ela, será importante para o consumidor, mas também gerará emprego e renda. “Muitas vezes, a pessoa compra um produto e, uns dias depois, pode aparecer um defeito. Aí, Luciano, é frequente ver esse consumidor enfrentar uma verdadeira batalha para resolver esse problema do defeito. O resultado disso é que muitos consumidores acabam pedindo ajuda ao Procon ou até recorrer à Justiça. Isso quando não acabam desistindo. Para melhorar essa história, nós vamos criar uma lista de produtos essenciais. Se você comprar um desses produtos essenciais e ele apresentar defeito, seu problema vai ter que ser resolvido na hora”, afirma.


Matérias relacionadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar