terça-feira, 19 de março de 2013

São José, Padroeiro de Macapá



Hoje, terça-feira, 19, Macapá está em festa. É dia de São José, padroeiro da cidade e aniversário (231 anos) da Fortaleza de São José de Macapá. A crença no santo é tão forte que só em Macapá, capital do estado, três igrejas levam o nome do santo. A Igrejas Matriz de São José, Capela de São José na Fortaleza de Macapá e a Nova Igreja Catedral de São José. José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido da mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, nasceu em Belém da Judéia, no século I a.C., era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi de Israel. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José. Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, mãe de Jesus, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galiléia. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado seu filho adotivo.

Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza foi construída com o objetivo de assegurar a conquista de terras ao norte da colônia brasileira. Ela integra uma cadeia de fortificações históricas construídas por Portugal, que passou a ocupá-la após o Tratado de Utrecht. O forte foi edificado em alvenaria de pedra e cal na margem esquerda do rio Amazonas. A obra teve início em 1764, mas foi inaugurada ainda incompleta em 19 de março de 1782. Após um longo período, a instituição voltou a ser ocupada pelo comando da Guarda Territorial do Amapá. O Governo Federal, em 22 de março de 1950, reconheceu a fortificação através de sua inscrição no livro do tombo histórico da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 

Catedral de São José de Macapá

É o monumento mais antigo da cidade, sua construção data do século XVIII. Foi inaugurada em 1671, com a presença de Dom Frei Miguel de Bulhões, Membro da Companhia de Jesus, ordem religiosa que iniciou a catequese na Amazônia. Seu interior é todo pintado em branco, o estilo arquitetônico é o inaciano. A igreja leva o nome do padroeiro da cidade de Macapá. Atualmente, além da antiga Catedral, Macapá conta também com a Nova Catedral de São José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar