quarta-feira, 13 de março de 2013

Renan e Henrique Alves recebem governadores



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Câmara, Henrique Alves, reuniram-se, nesta quarta-feira (13), no Salão Negro do Congresso Nacional, com governadores, líderes partidários, presidentes de partidos, presidentes da comissões temáticas e relatores de projetos que tratem diretamente de assuntos federativos. Na pauta, a definição das prioridades legislativas de cada Estado, de modo a garantir a aprovação de um novo Pacto Federativo pelo Congresso. O presidente do Senado anunciou a criação, no Congresso, de um foro que permita ao Parlamento receber, permanentemente, os pleitos dos estados. Renan Calheiros lembrou que o Senado é a casa da federação. 
- Seria fundamental desde já criarmos um foro permanente para ouvirmos os governadores sobre a necessidade de equilibrar a federação. É papel constitucional do Senado equilibrar e proteger a federação. De forma nenhuma, podemos permitir a deformação da federação. Por isso essa reunião é muito mais que reunião, é fundamental ouvirmos as prioridades dos governadores para formatar esse debate – disse Renan.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, reafirmou que no próximo dia 19 de março, o Senado irá deliberar sobre novos critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE), votando o relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA). Renan informou ainda que está prevista a votação do projeto que unifica o ICMS para o próximo dia 26 de março na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
- Este é um bom momento para ouvir os líderes e governadores para acertar o calendário da votação desses projetos com os governadores – concluiu o presidente do Senado.
Renan disse que pretende regulamentar o papel do Senado na avaliação periódica do sistema tributário nacional. O senador anunciou, ainda, a criação de um banco de dados no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado com informações federativas dos estados, municípios e da União para dar instrumentos de tomada de decisões para a Casa.
Na próxima semana, o presidente do Senado, Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Henrique Alves, devem receber em reunião os prefeitos das 26 capitais do país, dessa vez serão recebidas todas as demandas dos municípios, que poderão ser resolvidas com a intermediação do Congresso Nacional.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar