Por Portal Brasil
O primeiro encontro do grupo de trabalho criado
pelo Ministério da Educação para discutir a política de educação superior
destinada aos indígenas ocorreu nesta segunda-feira (17), em Brasília, com
pesquisadores, indígenas e representantes do MEC. O objetivo é apresentar uma
proposta de política que contemple as demandas dos indígenas por formação em
nível superior e os processos de conhecimento próprios dos diferentes povos. O
modelo a ser desenhado pode ser o de uma universidade intercultural, institutos
que se articulem em rede nacional, entre outros. Macaé Evaristo, secretária de
Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, que coordena o
grupo de trabalho, afirmou que um dos desafios é a área da pesquisa,
independente da instituição onde ela será desenvolvida. “Na pesquisa é preciso
pensar numa articulação entre o conhecimento tradicional indígena e o
conhecimento acadêmico”, disse. Para a representante indígena de Paresi (MT),
Francisca Novantino Pinto de Ângelo, a iniciativa de pensar políticas e
propostas referentes ao ensino superior para os índios é muito importante e é
uma demanda antiga do movimento indígena. Já a professora e pesquisadora da
Universidade Federal da Bahia (UFBA), América César, destacou a reivindicação
do movimento indígena por um sistema próprio de educação no qual os índios
possam ser os atores também da gestão escolar. “O modelo da política será ainda
discutido, mas precisamos valorizar as formas de pensar e educar dos
indígenas”, afirmou a professora, ao defender um lugar para os saberes e
necessidades dos índios.
Fonte:
Ministério da Educação
Ministério da Educação
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