quinta-feira, 17 de junho de 2010

Biografia de Sarney é lançada em solenidade na Biblioteca do Senado

O historiador Mílson Coutinho lançou nesta quarta-feira (16), na Biblioteca do Senado Federal, o livro José Sarney: Memorial dos 80 anos, biografia do senador maranhense que aborda sua vida pessoal e familiar, sua obra literária e sua atuação política.
- Ele se tornou o político que é pelo intelectual que sempre foi. As duas personalidades - política e intelectual desenvolveram-se juntas - afirmou o autor, que também é desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.
O presidente José Sarney, bem-humorado, concordou:
- Como jornalista fui de certa forma forçado a entrar no cenário político. Eu me via como homem das letras - confessou.
A primeira parte do livro, disse Mílson Coutinho, foi dedicada a um apanhado sobre a vida pessoal e familiar de Sarney. Nessa parte, o autor relata que o interesse pela política Sarney herdou de seu avô, enquanto a literatura teria origem na influência do pai - Sarney de Araújo Costa que, como Coutinho, foi desembargador do mesmo Tribunal de Justiça.
Coutinho disse que a segunda parte do livro refere-se ao período da Nova República e tem caráter didático, passando pelo período da redemocratização após o regime militar, o Plano Cruzado, a volta da inflação, e a convocação da Assembleia Nacional Constituinte até a promulgação da Carta de 1988.
A terceira parte é composta pela produção literária de Sarney, com destaque para Saraminda, O Dono do Mar, Brejal dos Guajas e Noite das Águas. Lembrou também que Sarney é o mais prolífico dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras (ABL), tendo publicado 141 livros.
Entre os convidados para o lançamento, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, observou que o livro ressalta a importância de Sarney para a redemocratização do país.
Por sua vez, o senador Edison Lobão (PMDB-MA) observou que o livro faz justiça a uma "grande figura pública", que tem sido muito injustiçada.
- É o homem da democracia - declarou Lobão.
Entre as autoridades presentes ao evento estava a 2ª vice-presidente do Senado, Serys Slhessarenko; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Homildo Amaral de Mello Castro; o secretário de Cultura do Maranhão, Luis Henrique Bulcão; o presidente da Fundação José Sarney, Joaquim Itapary; a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra; o diretor-geral do Senado, Haroldo Tajra; e o vice-reitor da Unilegis, Carlos Matias.

Cristina Vidigal / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar