terça-feira, 29 de junho de 2010

Santana ganha Banco de Leite Humano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenadoria de Assistência e Referência Neonatal do Hospital Maternidade Mãe Luzia, promoveu nesta terça-feira (29), a inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano, no município de Santana. O novo posto ficará localizado nas instalações do Hospital de Santana na Av. Salvador Diniz - Bairro Vila Maia, em frente à Escola Estadual Augusto Antunes. A iniciativa do Banco de Leite Humano por parte do Hospital Mãe Luzia se deve pela necessidade de aumentar substancialmente a quantidade de leite materno para pacientes do neonatal, tanto de Macapá como de outros municípios do Estado. Além do novo espaço, a Secretaria de Saúde irá entregar ao Hospital de Santana 90 leitos, totalmente revitalizados, substituindo os já existentes na Unidade de Saúde. O posto tem por finalidade reduzir o desmame precoce, incentivar a amamentação e diminuir a mortalidade infantil principalmente de bebês oriundos de mães muito jovens (na pré-adolescência e adolescência). De acordo com a Coordenadora do Banco de Leite da Maternidade, Andréa Marvão, esse posto irá garantir ações preventivas, educativas e de sensibilização para a população feminina. “Teremos a chance de disseminar para o município de Santana por meios de nossas ações a importância da amamentação, tanto para o bebê como para a mãe”, explica Andréa. Para o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Elpídio Dias, o novo espaço irá permitir que os bebês de Santana tenham acesso a esse liquido tão precioso. “Com uma unidade de coleta de leite humano em Santana iremos ajudar a nutrir ao menos 10 crianças na Unidade de Tratamento Intensivo daquele Município. Além disso, teremos a chance de auxiliar as mães que não conseguem amamentar, bem como, conscientiza-las para a importância da doação de leite”, completou o Secretário.

Ascom/Sesa: 33121515
Leonardo Santos 91315530

Um comentário:

  1. Olá blogueiro,

    Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

    Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

    O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

    A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



    Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Obrigado pela colaboração!

    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar