quarta-feira, 23 de junho de 2010

STF divulga nota à imprensa sobre súmula do nepotismo


Nota à imprensa

Diante do noticiário da imprensa sobre ato da Presidência, já amplamente justificado, a respeito do alcance da Súmula Vinculante nº 13, relativa à questão do nepotismo, o Supremo Tribunal Federal esclarece que:

1. As justas e fundadas ponderações do então Procurador-Geral da República, dr. Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, sobre dúvidas suscitadas pelo texto da referida Súmula, nos autos da Reclamação nº 6838, não puderam na ocasião ser ali conhecidas porque, diante da revogação do ato que a provocara, o processo ficou prejudicado e, em consequência, teve de ser extinto sem apreciação do mérito.

2. Para atender a tais ponderações e propósitos, igualmente manifestados por alguns Ministros da Corte, bem como para evitar absurdos que a interpretação superficial ou desavisada da Súmula pode ensejar, o Presidente do STF está encaminhando aos senhores Ministros proposta fundamentada de revisão da redação da mesma Súmula, para restringi-la aos casos verdadeiros de nepotismo, proibidos pela Constituição da República.

3. O teor da proposta será levado ao conhecimento da imprensa e do público, após a apreciação dos Senhores Ministros.

Brasília, 23 de junho de 2010

Secretaria de Comunicação Social



Confira também os temas dos processos que devem ser analisados pelo Plenário do STF nesta quarta. A pauta inclui a análise da ação que questiona a implantação do sistema brasileiro de televisão digital. Clique no link a seguir.

Pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária desta quarta-feira (23)

Veja também:

Plenário: Constituição exige fundamentação em acórdãos, mas não o exame pormenorizado das alegações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar