quarta-feira, 16 de junho de 2010

Para Sarney, Estatuto da Igualdade Racial resgata maior dívida do Brasil

"O resgate da maior dívida jamais paga". Assim o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), definiu, na manhã desta quarta-feira (16), o projeto de Estatuto da Igualdade Racial, previsto para ser votado à tarde pelo Plenário da Casa. Em sua opinião, um dia depois da vitória da seleção brasileira em sua estreia na copa mundial de futebol, essa é a oportunidade de o Brasil "dar de goleada".
Diante do ministro Elói Ferreira, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; do senador Paulo Paim (PT-RS), autor do projeto; e de representantes de organizações do movimento negro, Sarney falou da influência africana na identidade nacional.
- Nossa identidade foi forjada pelo africano. Nossa alegria vem da África. A aprovação desse projeto é o resgate da maior dívida jamais paga, uma dívida que nunca resgatamos. A força, a alegria, a coragem do brasileiro vêm da África.
No encontro, Sarney foi lembrado de que é um dos precursores desse Estatuto. Ele reconheceu que foi o primeiro a defender a fixação de quotas raciais para os descendentes dos africanos forçados a vir trabalhar como escravos no Brasil. E se disse integrado, desde sempre, nesse esforço.
- Estou integrado nessa luta com alma e convicção. Vamos para a vitória. Com Dunga ontem fomos de 2 a 1, hoje vamos dar de goleada.
No mesmo tom otimista, Alberto Jorge Silva, coordenador regional de Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias, antecipou para Sarney que as galerias do Plenário se encheriam para assistir a essa votação.
- Nosso povo hoje estará nas galerias. Pela primeira vez, nós, macumbeiros, fomos contemplados num movimento específico. Sempre fomos perseguidos pela polícia. Terreiros de macumba, neste país, até hoje são invadidos e apedrejados. Nossos voduns nos dão a certeza de que hoje teremos quórum, de que o projeto passará hoje -
Também presente à solenidade, Eduardo de Oliveira, presidente do Congresso Nacional Afro-Brasileiro, anunciou que ali se abria "um caminho mínimo prenunciando uma larga passagem para a tocha do ideal negro no Brasil".

Teresa Cardoso / Agência Senado

Veja também:


Há quase cinco décadas Sarney atua em defesa da raça negra no Brasil

Sarney recebe sexta edição do "Troféu Raça Negra"

Sexta edição do "Troféu Raça Negra"

Sarney recebe ministro da Igualdade Racial e promete agilizar tramitação do Estatutol

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar