Sem nenhuma sinalização para orientar trânsito e moradores dos bairros do município de Porto Grande, localizados às margens da BR 210, os acidentes começam a virar uma triste rotina na vida dessas pessoas. O perigo é crescente, sobretudo porque a rodovia, também conhecida como Perimetral Norte, trecho bifurcado com outra estrada federal, a BR 156, divide ao meio o mapa da cidade. A ausência de placas, redutores de velocidade, faixas ou semáforos estimula os maus motoristas a imprimirem mais velocidade em seus veículos, o que aumenta os riscos de atropelamentos e colisões na área urbana. Porto Grande, a 112 quilômetros de Macapá, tem uma população estimada em 14,5 mil habitantes, espalhados numa área de 4.402 quilômetros quadrados. Com o advento das grandes mineradores que se instalaram na região a partir de 2005, o município registrou relativo crescimento populacional e o surgimento de novas ocupações. Após o arrefecimento da atividade mineradora, observada desde 2008, algumas famílias recém-estabelecidas migraram para outras cidades. Contudo, a explosão demográfica mapeada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) manteve-se em patamar oscilante.
Vidas em perigo
Em fevereiro passado, centenas de portograndenses reuniram-se em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, onde realizaram manifestação em defesa da vida. Depois, portando faixas e cartazes seguiram em caminhada até um trecho da BR 210, considerado por todos o mais crítico, e protegidos por barricadas obstruíram o fluxo do trânsito por mais de uma hora, o que resultou em quase dez quilômetros de engarrafamento.
O crescente número de atropelamentos, vitimando principalmente crianças e idosos, persuadiu o vereador Alderi Varela dos Santos (PMDB-Porto Grande/AP) a entrar em contato com lideranças políticas estaduais em busca de solução para o problema. A primeira foi a deputada federal Fátima Pelaes (PMDB-AP) que, cientificada da situação, imediatamente procurou o senador Gilvam Borges (PMDB) com quem manteve longa conversa sobre as precárias condições da BR 210, trecho que atravessa Porto Grande.
Leia a matéria completa, clicando aqui...
Acompanhe:
Site oficial: http://depfatimapelaes.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário