quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Gilvam Borges relembra trajetória política de José Sarney

"Não apenas correligionário e amigo: sou, confessadamente, um dos maiores admiradores do presidente José Sarney". Assim começou o senador Gilvam Borges (PMDB-AP), ao relembrar a trajetória política de Sarney e comemorar a sua reeleição para a Presidência do Senado. Com a vitória, registrou Gilvam, Sarney passou a ser não apenas o mais experiente parlamentar da República (56 anos de vida pública, sempre eleiito, sendo cinco mandatos como senador), mas tornou-se também o parlamentar que mais presidiu o Congresso Nacional. Gilvam Borges recordou que quando disputou a Presidência do Senado pela terceira vez, há dois anos, José Sarney reagiu especialmente à crítica de que estaria muito idoso para presidir a Casa. Na avaliação de Gilvam, ele tinha argumentos suficientes para repelir a insinuação. No currículo do então candidato à Presidência já constava a iniciativa que resultou na criação do Prodasen e a criação do sistema de comunicação do Senado: Rádio, Jornal, TV e Agência Senado.
- Para os que gostam de números, vale registrar que, somente no ano passado, a Agência Senado teve 20 milhões de acessos. Produz cerca de mil reportagens por mês, uma média de 50 por dia, chegando a 80 nos dias de pico. São 23 mil fotos por mês. Mais de 1.500 matérias republicadas Brasil afora. Nenhuma redação de jornal, hoje, no Brasil, prescinde das informações disponibilizadas pelos órgãos de comunicação da Casa - afirmou Gilvam Borges.
Outra iniciativa importante tomada por Sarney, na avaliação de Gilvam Borges, foi avalizar a instalação do programa Siga Brasil, que possibilita a qualquer cidadão acompanhar a execução do Orçamento federal pela Internet. Também foi durante o período que José Sarney presidiu o Senado, acrescentou Gilvam, que foi criado o LexML, a Rede de Informação Legislativa e Jurídica que facilitou as consultas à leis e à jurisprudência. O objetivo dessas iniciativas tomadas por Sarney, opinou Gilvam Borges, foi o de aproximar o Senado do povo. Ele destacou que a divulgação de informação de qualidade amplia o controle e a fiscalização da administração pública e da ativade política. Acesso à informação, acrescentou o senador, é prerrogativa da democracia.
- O presidente Sarney é homem de diálogo e conciliação e, também por isto, é o interlocutor perfeito junto aos demais poderes. José Sarney não transige quanto à independência do Legislativo, principalmente do Senado, que não pode, nem deve, ser submisso a nenhum poder, nem tampouco ficar afastado do espaço comum do interesse nacional - declarou Gilvam Borges.

Roberto Homem / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar