Esta é a maior honraria concedida pela Câmara dos Deputados. A comitiva brasileira realizou, nesta segunda, intensa agenda, que incluiu diálogo com parlamentares coreanos e visita a fábrica da Samsung
Nesta segunda-feira (16) pela manhã, horário local, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, encontrou-se com Hee Tae Park, presidente da Assembleia Nacional da Coreia (instituição do Poder Legislativo federal coreano). Também participaram da reunião os demais deputados que integram a delegação brasileira: Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Cláudio Cajado (DEM-BA), membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Paulo Teixeira (PT/SP) e Arlindo Chinaglia (PT/SP).
Em seguida, a comitiva participou de reunião com representantes de diversos partidos do Parlamento coreano. O presidente Marco Maia agradeceu o convite para o encontro e destacou o interesse brasileiro em aprofundar as relações com a Coreia para o desenvolvimento das duas nações. "Os saudáveis investimentos que a Coreia já faz no Brasil, e a perspectiva de novos investimentos, com transferência de tecnologia, nos permite afirmar que esta é uma parceria que ainda está começando", discursou. O deputado defendeu ainda, a liberação por parte do governo coreano de importação de carne suína brasileira. "O Brasil tem esperança que a nossa carne possa contribuir com a dieta alimentar coreana assim como já acontece com a China", declarou.
O presidente da Assembleia coreana saudou a delegação brasileira destacando que o encontro acontece em um momento em que os dois países vivem um momento de crescimento. "O Brasil é um dos países preferidos para investimento da Coreia, pois possui estabilidade econômica, recursos humanos capacitados e grande mercado", ressaltou Park. Ele disse que também é um momento de "encaminhar soluções para problemas pendentes".
Medalha do Mérito Legislativo
Após a reunião, Marco Maia condecorou o Hee Tae Park com a medalha do Mérito Legislativo, maior honraria do Parlamento brasileiro. Esta foi a primeira vez que a homenagem foi concedida fora da Câmara dos Deputados. "Com este ato simbólico, pretendemos estimular o aprofundamento dos laços de amizade entre os dois parlamentos e as duas nações, que tanto podem colaborar para um mundo mais justo e pacífico", afirmou Maia. Ao agradecer a medalha, Park prometeu esforçar-se para "aprofundar ainda mais as relações com o Brasil, para que sirvam de exemplo para o mundo".
Em seguida, a comitiva brasileira foi recebida pelo Vice-presidente da Assembleia, Hong Jae-Hyong. Os parlamentares coreanos e brasileiros trocaram informações sobre setores das economias de suas nações que acreditam ter potencial para estabelecer novas parcerias. Entre as áreas citadas, estão a tecnologia brasileira sobre adição do etanol à gasolina e a tecnologia naval coreana. Após a reunião, o presidente Hee Tae Park ofereceu um almoço aos visitantes.
Visita à Samsung
À tarde, a comitiva visitou o centro de pesquisa e desenvolvimento da Samsung, uma das maiores empresas coreanas com operações no Brasil. Os parlamentares foram recebidos pelo diretor e conselheiro administrativo Yong Ho-Huh. A sede fica em Suwon, cidade da região metropolitana de Seul.
Marco Maia explicou que a visita representa o interesse do Brasil, neste momento de crescimento economico e social. "Queremos contar com empresas como a Samsung, que com seu know-how tecnológico, podem colaborar para o desenvolvimento de nossa infraestrutura visando a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016, e indo além disso", disse.
A Samsung possui fabricas no Brasil desde 1995 (em Campinas e Manaus) e é líder de vendas no país em celulares e televisores com monitores de led. Ho-Huh afirmou que a empresa quer conquistar o mercado brasileiro com outros produtos, uma vez que é o maior da América Latina. Lembrou, ainda, que a empresa faz investimentos para a preservação da Floresta Amazônica e de ajuda às famílias vitimas das enchentes no RJ.
Trem de Alta Velocidade
Nesta terça-feira (17), a comitiva visita a a empresa Hyundai Rotem, em Ulsan. A empresa é responsável pela fabricação de trens de alta velocidade e está interessada em participar da concorrência no Brasil da linha que ligará o Rio de Janeiro a Campinas.
Agência Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário