sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cooperativa de garimpeiros do Lourenço consegue licença para explorar nova área

Representantes da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço – Coogal comemoram a renovação do alvará para pesquisa mineral em nova área no distrito do Lourenço, município de Calçoene. Toda economia local gira em torno da exploração dos minérios de ouro e tantalita existentes na região.
A Coogal, fundada em 1995 reúne cerca de 1000 cooperados. Eles vinham sobrevivendo dos rejeitos da antiga mina, explorada pela Mineradora Novo Astro. Apesar do esgotamento da área, cada garimpeiro consegue ainda hoje uma renda de aproximadamente R$ 1000,00 (um mil reais). “Nossa perspectiva a partir de agora, com a possibilidade de explorar a área de 7.688 hectares, denominada 075 é bem maior. Por isso, estamos muito animados”, disse Antônio Pinto, presidente da Coogal.
O alvará para pesquisa tem validade de três anos, podendo ser renovado pelo mesmo período. O processo N. 858075/2001 corria há mais de um ano no Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. “Tivemos todo o apoio da Bancada Federal, o que foi decisivo para conseguirmos agilizar o processo”, explica o presidente da cooperativa.
A deputada federal Dalva Figueiredo (PT), coordenadora da Bancada acompanhou o pleito dos garimpeiros e disponibilizou os técnicos de seu gabinete para fazer todos os ajustes necessários ao projeto apresentado pela Coogal. “A burocracia é grande, e sem esse apoio não teríamos conseguido”, comenta Pinto.
Após o período de três anos para pesquisa, a Coogal deverá ter identificado todo o potencial das áreas mineráveis e poderá fazer a exploração com segurança. Como a pesquisa tem um custo alto, algumas parcerias com empresas privadas deverão ser firmadas, sob o comando da cooperativa, que coordenará o processo. “Dependíamos desse documento para avançarmos e agora temos muito trabalho pela frente e um futuro promissor para a nossa região”, comemora Lucas Maranhão, garimpeiro.
Dalva Figueiredo avalia a conquista como um grande passo para o desenvolvimento da região. “Fizemos uma grande articulação política e acompanhamos os garimpeiros junto ao DNPM e Ministério de Minas e Energia por compreendermos a importância econômica e social que a Coogal tem na região. E agora vamos avançar ainda mais com ações de valorização da mão de obra”, disse a deputada.
A parlamentar desenvolve projeto para alocação de emenda parlamentar que visa capacitação da comunidade e desenvolvimento de biojóias. “Precisamos agregar valor ao minério explorado em Lourenço, ampliando a cadeia produtiva com mais geração de emprego e renda e vamos atuar nesse sentido de agora em diante”, assegura Dalva.
Todo o processo está sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal – MPF e os demais deputados e senadores do Amapá.


Contatos para entrevistas:

Antônio de Souza Pinto – presidente da Coogal. Estará em Macapá nessa sexta-feira (08/07) a partir das 16h. Fones: 8117-8341 / 9162 – 0703 / 9143 – 2215
ASCOM/ dep. Dalva Figueiredo
Site provisório:
www2.camara.gov.br/dalvafigueiredo
Contatos: 8126 – 6005, 9967 – 2890
Escritório em Macapá: (096) 3243-0812,
Gabinete em Brasília: (061) 3215-3704Twitter: @DalvaFigueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar