quarta-feira, 6 de julho de 2011

Geovani Borges homenageia dona Kyola, mãe de Sarney

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) prestou uma homenagem à mãe do presidente do Senado, José Sarney, dona Kyola, que faleceu em 2004, pelo centenário de seu nascimento, em 4 de julho. Geovani Borges leu, em Plenário, nesta quarta-feira (6), pequenos trechos de textos escritas por Sarney, em diversas oportunidades, em que este homenageou sua mãe.
Em um dos trechos citados por Geovani Borges, Sarney afirma que dona Kyola sempre foi "referência de amor e de confiança, esse porto onde todas as nossas aspirações e esperanças encontram amarras seguras..." Referindo-se ao vazio deixado em sua vida pela morte de dona Kyola, Sarney afirmou, conforme Geovani Borges, que os seus vínculos com o passado romperam-se de repente: "Meus antepassados desapareceram. O último elo foi com dona Kyola. Eles, agora, são lembranças e saudades..."
Geovani Borges ressaltou as dificuldades que enfrenta a mulher para ser mãe num clã político, "cercado dos encantos e dos dissabores do poder". Ele assinalou a importância de, nesse ambiente, "guiar os filhos sob a luz da humildade, com a consciência de que tudo na vida, inclusive o poder, é efêmero, é passageiro e afirmou que dona Kyola soube agir dessa forma.
O senador destacou a simplicidade de dona Kyola e seu despojamento e lembrou seu nascimento, no município de Correntes, no sertão pernambucano, de onde migraria para o Maranhão com os pais, Assuero Leopoldinoe Maria Augusta. Em julho de 1927, dona Kyola conheceria o grande amor de sua vida, Sarney de Araújo Costa, estudante de Direito em São Luís e membro de família tradicional.
Geovani Borges mencionou a trajetória dos filhos e netos de dona Kyola e disse que ela, "com a fibra de mulher nordestina foi exemplo de resistência e contemporânea de gerações que pertenceram a três séculos e acompanhou, à distância, todos osgrandes acontecimentos que marcaram o século 20 - inclusive duas guerras mundiais".

Da Redação / Agência Senado

Veja também:

Leia o pronunciamento na íntegra...

Veja parte do discurso em vídeo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar