A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE) da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Paulo José (PR) esteve ontem (6) em audiência com o chefe do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Santiago Mourão, que substitui a Ministra Edileuza Fonteneles Reis, discutindo parceira nas ações do Amapá no âmbito do ministério das Relações Exteriores. Eles conversaram em especial sobre a ponte binacional e a Escola de Cooperação Técnica Brasil e França via Ministério da Educação e Cultura (MEC).
O ministro elogiou a campanha do "Ligue-nos, nós queremos ajudar", projeto de autoria do deputado Paulo José que através da CRE que beneficia pessoas que moram ilegalmente no território francês e outros países, através do número 0800 096 7542 que esta disponível 24 horas para atender aqueles que precisarem de orientação e que estejam fora do território brasileiro.
O número tem a finalidade de viabilizar a legalização da documentação dos brasileiros, tidos como clandestinos para que possam circular legalmente em Caiena, Suriname ou República da Guiana. Na ocasião o ministro confirmou presença no II Encontro Internacional Transfronteiriço que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro deste ano, com a participação dos países do Platô das Guianas, Guadalupe e Martinica - O I encontro aconteceu em 2009 no Município de Oiapoque. Uma nova reunião está agendada para a primeira quinzena de agosto com o ministro Santiago Mourão, Ytamarati, bancada federal do Amapá, CRE da Assembleia Legislativa amapaense e Governo do Estado do Amapá.
O parlamentar participou da homenagem dos 200 anos da Independência da República bolivariana da Venezuela e tratou dos últimos detalhes com o embaixador da Venezuela, sobre a viagem da comissão nos dias 14 e 15 de julho.
Na agenda das reuniões , Paulo José esteve com os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL) e Collor de Mello (PTB/AL) presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, que confirmou presença no II Encontro Internacional Transfronteiriço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário