quarta-feira, 6 de julho de 2011

Presidente do Congresso espanhol visita o Senado

Brasil é modelo de desenvolvimento econômico e social, diz presidente do Congresso espanhol

A Espanha tem especial admiração pelo constante processo de crescimento do Brasil e a costura política que permite isso. Foi o que fez questão de transmitir ao presidente José Sarney (PMDB-AP) o deputado Jose Bono Martinez, que preside as Cortes Gerais da Espanha (equivalente ao Congresso brasileiro), destacando que falava também em nome do primeiro ministro, José Luis Zapatero. Ambos atuam no Partido Socialista Espanhol.Sarney retribuiu falando da presença cada vez maior da Espanha no Brasil e da torcida brasileira para que o país ibérico supere suas dificuldades econômicas, além do afeto e eterno respeito pela "poderosa história espanhola e sua fantástica literatura". Em clima descontraído os dois políticos trocaram experiências sobre a função legislativa. Bono indagou sobre as atividades do Senado brasileiro e da função de presidi-lo. Informal e falando em espanhol, Sarney enumerou as muitas facetas do trabalho e brincou: "Inclusive ouvir muitos discursos diários". Bono suspirou concordando para rebater no mesmo tom: "Digo que o discurso de meus adversários, algumas vezes, consegue mudar minha opinião, mas jamais muda o meu voto". Sarney deu sua receita: "Aprendi que aqui não é lugar de falar, mas de ouvir."
Períodos de recessos, pressão da imprensa, críticas, crises, Miguel de Cervantes e seu D. Quixote, Machado de Assis também foram temas da conversa e de identificação entre os presidentes. Bono quis saber particularidades da política brasileira. Por exemplo, se é habitual voltar ao Congresso depois de ter sido presidente da República? O que, brincou, seria "impensável" ocorrer com um rei na Espanha. "Nossos reis não querem presidir o Senado", emendou Sarney, citando como os reis honorários brasileiros Pelé e Roberto Carlos. Brincadeira feita, Sarney citou os muitos brasileiros que depois da presidência tornaram-se senadores. "Agora mesmo, tínhamos aqui – Itamar, Collor e eu. Itamar Franco é recém falecido."


O deputado espanhol elogiou o "castelhano" de Sarney. "Tão bom quanto o de Cervantes". O presidente do Senado agradeceu a gentileza, falou nas igualdades das duas línguas, dizendo-se praticante do "portunhol". Troca de presentes e visita ao plenário fecharam o encontro. Sarney recebeu mini-caixinhas com a primeira e a derradeira Constituição espanhola – de 1812 e de 1978 -, Bono xícaras de café reproduzindo azulejos de Atos Bulcão que emolduram o Congresso brasileiro. Carlos Alonso Zaldiva, embaixador da Espanha no Brasil, acompanhava o presidente das Cortes.

Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar