terça-feira, 26 de julho de 2011

Notas da assessoria de imprensa da dep. Dalva Figueiredo

Diretoria da Companhia Docas de Santana pede apoio da Bancada Federal

Riano Valente, diretor presidente da Companhia Docas de Santana reuniu com a coordenadora da Bancada, deputada federal Dalva Figueiredo na manhã desta terça-feira (26). Apresentou projetos de expansão do porto e pediu apoio da Bancada para liberação de recursos que possibilitem, prioritariamente, a realização de obras de dragagem na foz do Rio Amazonas, tornando possível a navegação de navios de grande porte.  Dalva organizará reunião de bancada no início do próximo mês. “Tenho a dimensão e compreendo a importância de tais investimentos. Vamos buscar o empenho de toda bancada”, disse Dalva.

Festa de São Tiago

A tradicional Festa de São Tiago, realizada no distrito de Mazagão Velho completou 234 anos. Prestigiada por milhares de devotos e turistas, contou ontem (25), no dia considerado mais importante da programação, com a presença da ministra da Igualdade Racial, Luiza de Bairros. Convidada por Dalva Figueiredo, disse que ficou encantada com tudo que viu. “A maior riqueza do Amapá é a riqueza do seu povo”, disse. Destacou a resistência da comunidade em manter viva a tradição, mesmo que em alguns períodos não tenham recebido o devido apoio governamental. Dalva destinou R$100 mil em emenda parlamentar para fortalecer a Associação Cultural da Festa de São Tiago, responsável pela realização do evento.

Dalva acompanha instalação de Instituto Municipal da Igualdade Racial

No domingo (24), durante visita ao Estado, ministra Luiza de Bairros acompanhou, no Centro de Cultura Negra, o ato de Prefeitura de Macapá que transformou coordenadoria em Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A coordenadora da Bancada, deputada Dalva Figueiredo destacou a necessidade de ações conjuntas que fortaleçam as estruturas governamentais e possibilitam a realização de parecerias e alocação de emendas. A ministra elogiou o ato da prefeitura, por ter sido primeira iniciativa no país.

Visita na área quilombola São José do Mata Fome

Distante 15 km do Curiaú, São José do Mata Fome reúne cerca de vinte famílias, que sobrevivem basicamente da agricultura familiar, e vivem a expectativa de receber o título definitivo da Fundação Palmares com reconhecimento de área quilombola. Moradora antiga da comunidade, Raimunda Nery presenteou a ministra da Igualdade Racial, Luiza de Bairros com dois tambores de Marabaixo. Os instrumentos musicais foram confeccionados durante oficina realizada com recursos de emenda parlamentar da coordenadora da Bancada, deputada Dalva Figueiredo (PT), no valor de R$100 mil, que beneficiou diversas comunidades.

Dalva e Luiza de Bairros participam de lançamento da Marcha das Margaridas

Considerada pelas organizadoras como “ação estratégica das mulheres do campo e da floresta para conquistar visibilidade, reconhecimento social, político e cidadania plena”, a Marcha das Margaridas pretende reunir 100 mil mulheres em Brasília nos dias 16 e 17 de agosto. A organização local recebeu no último final de semana apoio da deputada Dalva Figueiredo e da ministra Bairros. “Eu sei muito bem a origem da minha história política e reafirmo meu compromisso com a luta das mulheres”, disse Dalva. A parlamentar falou ainda de projeto de lei de sua autoria, atualmente na CCJ da Câmara, que altera dispositivos da Maria Lei da Penha, tornando a ação penal incondicionada, inclusive nos crimes considerados de menor potencial ofensivo.

Racismo Institucional Mata

Ministra indicada pelo Partido dos Trabalhadores, Luiza de Bairros participou de encontro organizado pela executiva estadual, na noite do último sábado (23). Na plenária, dentre outros a deputada federal Dalva Figueiredo, a vice – governadora Dora Nascimento, secretários de governo Sérgio La Roque (Setrap), Joel Banha (Seinf) e a diretora do Procon, Nilza Amaral, presidente do diretório estadual. Bairros disse que o maior desafio de seu partido é romper a lógica burocrática do Estado brasileiro. “Quando olhamos para o nosso conjunto de leis, nos deparamos com a certeza de que o Brasil foi criado para não atender a maioria, e PT precisa transformar essa lógica com uma nova cultura política. O racismo mata de diferentes formas, inclusive do ponto de vista institucional”, disse.

ASCOM/ dep. Dalva Figueiredo
Contatos: 8126 – 6005 (Ana Girlene Oliveira) e 9967 – 2890 (Raul Gemaque)
Escritório em Macapá: (096) 3243-0812 e Gabinete em Brasília: (061) 3215-3704Twitter: @DalvaFigueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar