segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dalva Figueiredo atua no fortalecimento da cooperativa de garimpeiros do Lourenço

A coordenadora da bancada em Brasília, deputada federal Dalva Figueiredo (PT) esteve no distrito do Lourenço (Calçoene), no último final de semana (16), para reunir com a cooperativa dos garimpeiros da região e traçar estratégias de fortalecimento da entidade, após renovação de alvará para pesquisa em nova área, rica em minérios de ouro e tantalita.
A Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros do Lourenço – Coogal reúne cerca de 1000 trabalhadores, que exploram os rejeitos da antiga mina, deixados pela Mineradora Novo Astro. Recentemente, a organização conseguiu autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM para realizar pesquisa na área denominada AP 075, de aproximadamente 7.700 hectares.
O alvará para pesquisa tem validade de três anos, período em que a Coogal deverá identificar o potencial das áreas mineráveis para fazer a exploração com segurança. Como a pesquisa tem um custo alto, algumas parcerias com empresas privadas deverão ser firmadas, sob o comando da cooperativa, que coordenará o processo.
O presidente da Coogal, Antônio Pinto, reconheceu, na abertura do evento, o papel fundamental de articulação política da coordenadora da bancada “O processo corria há mais de um ano no DNPM e contamos com a deputada Dalva Figueiredo durante todo esse tempo. Seu apoio foi decisivo para conseguirmos a licença”, disse.
Para a prefeita de Calçoene Lucimar Lima, a possibilidade de explorar a nova área representa uma espécie de “redenção” para a região. “Estamos em festa, pois sabemos que foi dado um grande passo para o crescimento do nosso município”, avaliou. Lucimar assegurou ainda que toda arrecadação proveniente da exploração mineral será investido no local.
Dalva Figueiredo, recebida por centenas de garimpeiros, avalia a conquista como um marco para o desenvolvimento econômico e social do Lourenço. “Devemos apoiar toda entidade que organiza os trabalhadores e por isso atuamos politicamente junto ao DNPM e Ministério de Minas e Energia. Compreendermos a importância que a Coogal tem na região, e agora vamos avançar ainda mais com ações de valorização da mão de obra”, disse a deputada.
A parlamentar desenvolve projeto para alocação de emenda que visa fortalecer a gestão dos cooperados e capacitar a comunidade para desenvolver produtos, como a biojóia. “Precisamos agregar valor ao minério explorado em Lourenço, ampliando a cadeia produtiva com mais geração de emprego e renda. Os jovens daqui precisam de oportunidade e é nosso papel também apontar esses caminhos”, assegura Dalva.

ASCOM/ dep. Dalva Figueiredo
Site provisório: www2.camara.gov.br/dalvafigueiredo   
Contatos: 8126 – 6005 ( Ana Girlene)  e 9967 – 2890 (Raul Gemaque)
Escritório em Macapá: (096) 3243-0812
Gabinete em Brasília: (061) 3215-3704 (Zara Favila)
Twitter: @DalvaFigueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar