sábado, 2 de julho de 2011

Sarney: diferenças políticas não impediram amizade com Itamar

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse na tarde desta sábado (2), em entrevista coletiva, que a morte de Itamar Franco, é uma perda pessoal. Depois de ressaltar a trajetória política do ex-presidente e destacar a participação dele em momentos marcantes da vida nacional nas últimas décadas, Sarney disse que Itamar era também "um grande amigo, desde 1974".

- Tínhamos uma intimidade que nem a política pode afastar - afirmou Sarney, a respeito de suas relações com o político mineiro, de quem divergiu politicamente em vários momentos históricos.
Sarney disse que Itamar Franco foi um grande homem público, "que se tornou uma legenda para Minas Gerais, além de político de projeção nacional".

- Ele foi um exemplo. Homem correto, austero, de muita simplicidade, dedicou toda a sua vida ao Brasil. Fui testemunha nos últimos dias de sua dedicação às pautas nacionais - disse José Sarney, ao salientar as posições nacionalistas firmes de Itamar Franco.

Sarney também comentou a trajetória política do ex-prefeito, governador, senador e presidente da República, com especial destaque para o papel exercido na transição política pós-Collor e na implantação do Plano Real, garantindo as estabilidades política e econômica, respectivamente.

Homenagens

Sarney informou ter convidado os líderes dos partidos no Senado para participarem com ele das despedidas a Itamar em Minas Gerais, neste domingo (3). No Senado, a próxima segunda (4) será um dia de homenagens, com a suspensão da Sessão Plenária. O próprio presidente Sarney apresentou requerimento para realização de sessão em homenagem a Itamar Franco, em data a ser marcada.

Agência Senado

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar