quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Geovani Borges lembra importância dos médicos na sociedade e lamenta dificuldades que enfrentam

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) homenageou nesta terça-feira (18) os médicos do Brasil, assinalando a importância desses profissionais na vida da população e as dificuldades que enfrentam nas redes pública e privada de atendimento. Ele também lamentou que os médicos, hoje, tenham que entrar no mercado de trabalho sem a devida qualificação profissional.
Giovani Borges citou dados da Comissão Nacional de Residência Médica que indicam que cerca de 40% dos médicos formados no país não têm condições de fazer residência, estágio ou especialização, já que não existem vagas suficientes para todos, e os programas não chegam a 50% da qualificação dos exigidos em países desenvolvidos.
- Parece que não estamos levando em conta que médicos mal formados são um risco à população - alertou o senador.
De acordo com dados apresentadas pelo parlamentar, que considerou urgente avaliar a qualidade do ensino médico no Brasil, há cerca de 300 mil médicos em atividade e 12 mil novos profissionais saem das faculdades a cada ano.
Geovani Borges mostrou preocupação com o baixo índice de otimismo dos médicos, registrado em pesquisa do Conselho Federal de Medicina, e as condições insatisfatórias do exercício da profissão - segundo o senador, na rede privada, os médicos "viram reféns nas mãos de alguns empresários inescrupulosos", enquanto na rede pública faltam instalações adequadas e planos de carreira.
- Qualificados ou não, eles farão parte de um mercado de trabalho dos mais extenuantes e cheios de contradições entre a alegria e a tristeza - afirmou.
Geovani Borges também cumprimentou a equipe do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, pela qualidade do atendimento por ele recebido na semana passada.
- Ao mesmo tempo, fiquei com o coração apertado imaginando como seria bom se aquele mesmo padrão de excelência fosse algo tangível para todas as pessoas do meu país - disse o senador.

Da Redação / Agência Senado

Leia o pronunciamento na íntegra...

Confira o vídeo com trchos do discurso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar