quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Líderes vão acertar tramitação do projeto dos 'royalties' na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PMDB-AP), disse nesta quinta-feira (20), após ser recebido pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que os líderes partidários nas duas Casas devem se reunir na próxima terça-feira (25) para acertar a tramitação, na Câmara, do projeto que trata da distribuição dos royalties do petróleo. A matéria foi aprovada no Senado na noite de quarta-feira (19) e agora segue para análise dos deputados.
Marco Maia também informou que Sarney não vai convocar a sessão do Congresso Nacional prevista para a próxima quarta-feira (26), com o objetivo de analisar o veto à emenda Ibsen Pinheiro, que destina recursos dos royalties do petróleo para os estados não produtores. A emenda foi vetada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo Marco Maia, a Câmara não tem condições de analisar o projeto dos royalties antes do dia 26, por conta de três medidas provisórias que trancam a pauta.
- O Senado cumpriu sua parte no acordo de votar o projeto antes do dia 26. A Câmara também cumpriu sua parte ao não votar as medidas provisórias e, assim, liberar a pauta do Senado - disse.
Marco Maia disse que a Câmara vai trabalhar para votar o projeto no início de novembro. Ele lembrou que o tema dos royalties interessa a todos os estados brasileiros e é natural que o assunto não tenha um consenso. Ele disse, ainda, que não teme retaliação por parte das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
- Há um clima favorável por parte de grande maioria dos deputados. Os estados produtores também poderão expressar sua opinião - afirmou.


Ministério do Esporte


Marco Maia disse, ainda, não temer que as denúncias que envolvem o ministro do Esporte, Orlando Silva, interfiram na discussão da Lei Geral da Copa (Projeto de Lei 2330/2011), que está em tramitação na Câmara dos Deputados.
- Vamos construir acordos que agilizem sua votação - declarou.


Tércio Ribas Torres / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar