terça-feira, 25 de outubro de 2011

Viktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, visita o Senado

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych, visitou o Senado na tarde desta terça-feira (25). Ele estava acompanhado de parlamentares ucranianos e foi recebido pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) no Salão Nobre do Senado. Os senadores Marta Suplicy (PT-SP), Humberto Costa (PT-PE), João Durval (PDT-BA), Ana Amélia (PP-RS), Wilson Santiago (PMDB-PB) e Zezé Perrela (PDT-MG) também acompanharam a visita.
O presidente Sarney afirmou ser uma honra receber o presidente Yanukovych e lembrou que 500 mil descendentes de ucranianos vivem no Brasil, formando a terceira maior comunidade de ucranianos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. De acordo com Sarney, a alegria de receber o presidente da Ucrânia representa o sentimento de todo o povo brasileiro. Sarney elogiou a "busca de identidade" do povo ucraniano e afirmou que a relação entre os dois países é estreita e singular.
- A relação diplomática entre os dois países evoluiu para um patamar estratégico - afirmou o presidente do Senado.

Foguetes

José Sarney ainda afirmou que os acordos entre Brasil e Ucrânia devem prosperar, principalmente em áreas como educação, saúde e defesa. Sarney destacou a parceria entre os dois países na empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS), criada em 2007 para atuar na área de lançamento de satélites. Até 2013, devem ocorrer os primeiros testes para lançamento de foguetes.
O presidente Viktor Yanukovych agradeceu a recepção e disse que a visita ao Senado encerra uma visita produtiva ao Brasil. Ele se declarou satisfeito com os acordos assinados e disse que é preciso intensificar as relações comerciais, econômicas e humanitárias entre os dois países. Segundo Yanukovych, ficou acertada com a presidente Dilma Rousseff a criação de um fórum permanente de negócios Brasil-Ucrânia.
- As economias de nossos países são complementares. Por isso, vamos usar o lado forte de cada economia para o crescimento dos dois países - disse Yanukovych.

Futebol

Em clima de descontração, o presidente da Ucrânia disse que também está satisfeito com o desempenho de jogadores brasileiros que atuam no futebol ucraniano. Ele citou os jogadores Jadson e Fernandinho, que jogam no Shakhtar Donetsk, e que foram convocados recentemente para a seleção brasileira.
Sarney disse esperar que os jogadores brasileiros estejam jogando bem na Ucrânia, para que o "Brasil seja bem representado".
- O futebol permeia todos os assuntos no Brasil. É um momento de descontração e fraternidade e mostra a nossa cultura da alegria - concluiu Sarney.

Tércio Ribas Torres / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar