segunda-feira, 15 de setembro de 2014

IBOPE: Waldez lidera a disputa pelo governo do Amapá com 20% a frente do segundo colocado

(Ibope) –  Na segunda pesquisa realizada no Amapá pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Rede Amazônica, o candidato Waldez (PDT) continua à frente na disputa pelo governo do Estado com 37% das intenções de voto, três pontos percentuais (p.p.) a menos do que o observado na primeira rodada. Em outro patamar estão Lucas Barreto (PSD), que oscila positivamente 2 p.p. e tem 17% das menções, e o atual governador Camilo Capiberibe (PSB), com 15% (eram 12%). Bruno Mineiro (PT do B) tem 11%, 4 p.p. a mais em relação à primeira pesquisa realizada, ao passo que os demais candidatos (Décio Gomes, do PCB; Genival Cruz, do PSTU e Jorge Amanajas, do PPS) têm até 4% das intenções de voto cada um. Entrevistados com a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7% e aqueles que não sabem ou não respondem também totalizam 7%. Considerando as intenções de voto de Waldez (37%) e a soma das intenções de voto dos demais candidatos (49%), se as eleições fossem hoje, a disputa pelo governo do Amapá iria para segundo turno.
Destaque por segmentos
Waldez tem melhor desempenho entre eleitores do Amapá com 55 anos ou mais, segmento em que tem 46% das intenções de voto. Apesar de queda em alguns segmentos, vale destacar a variação positiva que o candidato do PDT tem entre os eleitores com escolaridade de 5ª a 8ª série em relação à rodada passada, indo de 39% a 45% das menções. É entre os entrevistados de 45 a 54 anos que o candidato Lucas Barreto tem seu melhor desempenho, com 21% das intenções de voto. Em comparação com a pesquisa feita em agosto, o candidato pessedista cresce 9 p.p. entre os eleitores com escolaridade até 4ª série do ensino Fundamental e tem 20% das menções. Cresce, também, entre respondentes com ensino Superior, variando de 12% para 20%, e entre aqueles com idade entre 35 a 44 anos (eram 14% e hoje são 20%). O atual governador tem desempenho expressivo nesta rodada entre os eleitores que têm 55 anos e mais, com 22% das menções. Camilo Capiberibe cresce em quase todos os segmentos, cabendo destacar seu desempenho entre os homens (de 12% para 17%) e entrevistados com ensino Superior, em que varia de 16% a 21%.
Intenção de voto espontânea
Quando não há a apresentação do disco com o nome dos candidatos, Waldez é lembrado por 33% dos eleitores do Amapá, mesmo percentual observado na rodada passada. Lucas Barreto varia de 8% para 13%, o atual governador cresce 3 p.p. e tem 12% das menções e Bruno Mineiro, que na primeira medição era lembrado por 4% dos entrevistados, alcança 10% nesta rodada. Eleitores com a intenção de votar em branco ou nulo são 8% (queda de 6 p.p.) e 19% preferem não opinar (eram 27% em agosto).
Segundo turno
O IBOPE Inteligência simulou dois possíveis cenários de segundo turno. No primeiro, entre Waldez e Camilo Capiberibe, o pedetista venceria hoje com 55% das intenções de voto, contra 23% do atual governador. Num segundo cenário, entre Waldez e Lucas Barreto, o candidato do PDT teria 50% e o pessedista 31%.
Expectativa de vitória
Cerca de metade dos eleitores do Amapá (52%) acreditam que Waldez será eleito governador do Amapá, independentemente de suas intenções de voto (crescimento de 7 p.p. em comparação com a primeira pesquisa realizada no Estado). Entrevistados que acreditam que o atual governador será reeleito são 12% (eram 16%). Aqueles que não sabem ou não respondem somam 18%.
Rejeição
Quase metade dos eleitores do Amapá (46%) citam Camilo Capiberibe como um candidato em quem não votariam de jeito nenhum, 22 p.p. a menos do que observado na rodada passada. Waldez varia de 16% para 24% e os demais candidatos têm índices de rejeição entre 1% e 2%. De maneira espontânea, 8% dizem que poderiam votar em qualquer candidato (eram 1%) e aqueles que não sabem ou não respondem são 14%, 7 p.p. acima do observado anteriormente. Nesta pergunta os respondentes têm a opção de mencionar mais de um candidato.
Intenção de voto para o Senado
A disputa pela vaga no Senado pelo Amapá se mantém estável em comparação com a primeira rodada: o candidato Gilvam (PMDB) tem 33% das intenções de voto, ao passo que, em outro patamar, o candidato Davi Alcolumbre (DEM) tem 19% das menções. Dora Nascimento (PT) tem 9% (eram 5%) e Promotor Moisés (PEN), 7%. Os demais candidatos têm até 3% das intenções de voto cada. Eleitores com intenção de votar em branco ou de anular o voto totalizam 9% e aqueles que preferem não opinar são 14%. Na pergunta espontânea de intenção de voto para o Senado, Gilvam cresce 11 p.p. em relação à rodada anterior e é lembrado por 28% dos entrevistados, ao passo que Davi Alcolumbre varia de 12% para 15%. Eleitores com intenção de votar branco ou nulo são 12% (eram 16%) e aqueles que não sabem ou não respondem de maneira espontânea em quem votariam para o cargo de senador somam 26%, 16 p.p. a menos do que foi observado na pesquisa passada. Essa queda dos indecisos é esperada, dado o início do horário político na TV e no rádio.
Intenção de voto para Presidente
No Amapá, na primeira pesquisa realizada após o falecimento de Eduardo Campos, a candidata à reeleição Dilma (PT) tem 49% das intenções de voto. Em outro patamar estão Marina Silva (PSB), com 23%, e Aécio Neves (PSDB), com 14% das menções. Os demais candidatos são mencionados por até 2% dos entrevistados cada. Eleitores do Amapá que têm a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 4% e os indecisos são 7%. Na pergunta espontânea de intenção de voto para o Senado, Gilvam cresce 11 p.p. em relação à rodada anterior e é lembrado por 28% dos entrevistados, ao passo que Davi Alcolumbre varia de 12% para 15%. Eleitores com intenção de votar branco ou nulo são 12% (eram 16%) e aqueles que não sabem ou não respondem de maneira espontânea em quem votariam para o cargo de senador somam 26%, 16 p.p. a menos do que foi observado na pesquisa passada. Essa queda dos indecisos é esperada, dado o início do horário político na TV e no rádio.
Intenção de voto para Presidente
No Amapá, na primeira pesquisa realizada após o falecimento de Eduardo Campos, a candidata à reeleição Dilma (PT) tem 49% das intenções de voto. Em outro patamar estão Marina Silva (PSB), com 23%, e Aécio Neves (PSDB), com 14% das menções. Os demais candidatos são mencionados por até 2% dos entrevistados cada. Eleitores do Amapá que têm a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 4% e os indecisos são 7%.​​​​​​​​
Pesquisa Amapá


Período de campo:a pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de setembro de 2014. Tamanho da amostra:foram entrevistados 812 eleitores. Margem de erro:a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. 

Solicitante:pesquisa contratada pela RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá sob registro nº AP-00010/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-00608/2014.
Data de Publicação:13/09/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar