sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Coluna "Argumentos" - Cléber Barbosa

Aqui não

Entidades indígenas proibiram campanha eleitoral sem autorização em aldeias Wajãpi. A decisão foi comunicada à Justiça Eleitoral, que deu guarida ao pleito dos caciques. Os índios também já adiantam ter denúncias da tentativa de compra de voto entre os eleitores índios.

De olho

Não é de hoje que os povos indígenas são, digamos, cortejados pelos políticos. Em Oiapoque, por exemplo, se costuma dizer que são eles quem decidem a eleição para prefeito. Até um deles já foi eleito.

Visão

Advogado militante e professor universitário, doutor Arnaldo Santos Filho diz à coluna que o próximo governador terá um ano muito difícil em 2015. Os cenários são tenebrosos, com indícios de crise financeira.

Temor

Arnaldo tem suas razões. Sabemos que por estarmos em ano eleitoral, um pacote de medidas de arrocho foi tirado de cena, estrategicamente. Tarifa de energia e combustíveis podem levar à volta da inflação..

Publicação

Depois de quatro mandatos de Presidente do Senado, Sarney reuniu informações valiosas sobre o gradual processo de modernização da Casa. Informatização e transparência por meio da comunicação são alguns.

Talento
cad4-1
O Amapá tem um grande talento no ramo do fotojornalismo. É o santanense Michel Filho, que já ganhou duas vezes o Prêmio Esso de Fotografia. Uma das imagens vencedoras é essa, do dia da inauguração da Linha Vermelha, no Rio de Janeiro. Passou pelo JB e hoje está no O Globo.

Perfil

A Câmara Federal lançou campanha de utilidade pública que orienta os eleitores a conhecer, antes do voto, o perfil e as propostas dos candidatos a deputado federal, em 2014. A iniciativa busca reforçar a correlação entre a escolha do eleitor e a qualidade da representação popular na instituição.

Sabia?

Eleição é uma excelente oportunidade para se passar a limpo as instituições, governos e prefeituras. Então anote aí. O Congresso Nacional, em Brasília, é o nível mais alto do Poder Legislativo do Brasil e divide com o Executivo (governo) e o Judiciário (tribunais) a tarefa de conduzir o país. Sua principal função é elaborar, debater, aperfeiçoar e aprovar as leis.

Avaliação

Por que o Amapá tem média salarial maior que São Paulo? Informalidade, funcionalismo público e falta de trabalhadores qualificados explicam os dados da Rais [controle das atividades trabalhistas], divulgados ontem. Isso levará a mudanças – para pior – dos repasses do FPM e FPE a partir do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar