quarta-feira, 30 de abril de 2008

Festival Nacional de Teatro - "Macapá 2008"


Gilberto Gil diz que festival vai estimular troca de experiências

Apoiando com entusiasmo o I Festival Nacional de Teatro que vai acontecer no Amapá no período de 4 a 10 de maio, o ministro da cultura, Gilberto Gil, falou durante entrevista coletiva concedida à imprensa, nessa segunda-feira, que o evento, de tamanha magnitude, sendo realizado num Estado pequeno, no extremo norte do país, vai estimular a troca de experiências culturais com os principais centros, onde costumeiramente são sediados eventos de grande porte. Gilberto Gil enfatizou que o Amapá, além de receber atrações de vários cantos do país, ainda terá a chance de mostrar o seu potencial cultural, através dos espetáculos teatrais que vai mostrar. Ele destacou que o Ministério da Cultura apóia a iniciativa e estimula o crescimento do teatro amapaense. Para o ministro, o festival, sendo realizado na franja amazônica, cuja extensão territorial é imensa, deve ter destaque por significar o progresso cultural regional.

Evento conta com apoio dos senadores Gilvam Borges e José Sarney


Federação Amapaense de Teatro Amador (Fata) e a Federação Amapaense de Teatro (FAT) divulgaram o calendário de apresentações dos espetáculos que integram o Festival Nacional de Teatro no Amapá, a ser realizado no próximo período de 4 a 10 de maio. O evento, que será sediado em Macapá, Santana e Laranjal do Jari, conta com apoio dos senadores Gilvam Borges e José Sarney, que conseguiram recursos para financiar o festival no Amapá, por meio de emendas no Congresso Nacional. Por isso, o Ministério da Cultura pode liberar, dia 29/03, R$181.478,40 para o evento.


Calendário


De acordo com o calendário, a cerimônia de abertura do festival, em Macapá, vai acontecer no Teatro das Bacabeiras, às 20h do dia 4 de maio, ocasião em que será apresentada a peça teatral “Ver de Ver-O-Peso”, sucesso de bilheteria há cerca de 30 anos em Belém (PA).No segundo dia de festival, serão apresentados espetáculos em Macapá, Santana e Laranjal. “Quinze Anos Depois”, peça teatral do grupo maranhense Sociedade dos Artistas, poderá ser vista no anfiteatro da Unifap. Em Santana e em Laranjal do Jari, por ocasião da abertura do evento, serão apresentadas as peças “Ver de Ver-O-Peso” e “Dr. Qorpo Santo”, do Ceará, respectivamente. Os espetáculos estarão nos palcos do Clube da Saudade, em Santana, e na Acilaja, em Laranjal do Jari.Ainda no segundo dia, no Teatro das Bacabeiras, estará em cartaz a peça “Cigano, o Povo Invisível", da Companhia Lux Intenebris, de São Paulo.Em 6 de maio, em Macapá, serão apresentados os espetáculos “Seu Portuga e a Língua Portuguesa", da companhia amapaense Bote fé, e “Dr. Qorpo Santo”, no teatro da Unifap e Teatro das Bacabeiras, respectivamente.No mesmo dia, haverá apresentações também em Santana e Laranjal do Jari, com as peças “Quinze Anos Depois” e “Cigano, o Povo Invisível”, respectivamente.No quarto dia de festival, “O Virgem Ninho Real" (Compa-nhia Marco Zero) e “Seu Pinto, Uma Filosofia de Vida” (Língua de Trapo), ambos amapaenses, serão encenados no Teatro das Bacabeiras e Museu Sacaca, respectivamente. Em Santana e Laranjal do Jari estarão em cartaz, respectivamente, as peças “Bar Caboclo” (Língua de Trapo) e “Seu Portuga e a Língua Portuguesa” (Bote fé), companhias amapaenses.“Açaigool” (Amapá), “Diário do Maldito” (Distrito Federal) e “Bar Caboclo” (Amapá) vão ser apresentados no quinto dia de espetáculos. As apresentações vão acontecer no Museu Sacaca, Sesc-Araxá e Teatro das Bacabeiras, respectivamente.Santana e Laranjal do Jari vão ser palcos para as peças “A Farsa do Poder” (Pernambuco) e “A Herança Maldita de Mercedita de La Cruz” (Amazonas), respectivamente.No penúltimo dia do evento serão apresentadas as peças teatrais “Coroa de Dálias” (Amapá) e “A Farsa do Poder”, no teatro da Unifap e Teatro das Bacabeiras, respectivamente.Encerrando as apresentações em Santana e em Laranjal, será a vez das peças “Diário do Maldito” e “Açaigool”, respectivamente.No último dia de espetáculos em Macapá, será apresentada no Teatro das Bacabeiras, a peça “A Herança Maldita de Mercedita de La Cruz”.

Para mais informações deste Blog sobre o evento, acesse:



Clique nos nomes dos senadores para maiores informações e contatos José Sarney (PMDB-AP) e Gilvam Borges (PMDB-AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar