sexta-feira, 25 de abril de 2008

Senado Federal


Geovani quer noções de primeiros socorros nas escolas

"Sr. Presidente, eu gostaria de prestar aqui uma homenagem ao Senador José Sarney, Senador pelo meu Estado do Amapá, ex-Presidente da República, ex-Presidente desta Casa por duas vezes, que está de berço hoje. Isso é motivo de festa no meu Estado e no Brasil.Encerro o meu pronunciamento, fazendo esta singela homenagem a esse grande estadista brasileiro. Ao Senador José Sarney o meu respeito, a minha admiração e os meus parabéns, em meu nome e no do Senador Gilvam Borges, em nome da família, dos meus amigos e do povo do meu Estado, o qual represento, com muita honra, nesta tribuna"

Se todos soubessem noções básicas de primeiros socorros, muitas vidas seriam salvas. Com essa afirmação, o senador Geovani Borges (PMDB-AP) justificou, em discurso nesta quinta-feira (24), a apresentação do projeto de lei (PLS 143/08) que inclui o conteúdo relativo aos primeiros socorros no currículo dos ensinos fundamental e médio.

- O objetivo é habilitar os jovens brasileiros a prestar os primeiros socorros a pessoas acidentadas. A finalidade do primeiro atendimento é manter os sinais vitais da vítima, evitar o agravamento do seu quadro, dando-lhe conforto físico e psicológico até a chegada da assistência especializada - explicou o senador.
Geovani Borges lembrou que as doenças cardiovasculares e as causas externas, como acidentes automobilísticos e violência interpessoal, são responsáveis por altos índices de mortalidade. Dados do Ministério da Saúde indicam que 27,6% dos óbitos no Brasil em 1998 foram devido a doenças do aparelho cardiovascular, e outros 12%, por causas externas. O ensino direcionado aos jovens, que estão em processo de formação, ajudaria a torná-los importantes multiplicadores, além de estimular o desenvolvimento do sentimento de responsabilidade e solidariedade, tornando-os motoristas mais conscientes e cuidadosos mais tarde. O parlamentar homenageou ainda o senador José Sarney (PMDB-AP) pela passagem do seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira.


Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado


Para ler o pronunciamento, acesse:



Para ouvir, clique em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar