A Agência do Senado Federal quer saber o que vocês acham sobre projeto que acaba com o exame da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil -, proposto por mim através do PLS 186/06 e reforçado pelo então senador Giovani Borges, através da PEC 1/10. Dêem uma passadinha por lá e deixem suas opiniões. É só clicar aqui.
A prova da oab e o meio mais cruel e ridiculo de se medir o conhecimento de um bacharel em direito, pois se ao menos as questões fossem formuladas dentro da lei os de sumulas apenas, mas não, fazem questões com pegadinhas sordidas sabendo-se que as pessoas já chegam para fazer as provas no limite de estress e depressão.Porque formular questões com duplo sentido, como e onde poderá medir o conhecimento de alguem, sendo que está mais facil passar para juiz do que para advogado.
ResponderExcluirO problema está em politicos medilcres que ficam ajudando a qualquer faculdade por dinheiro e por votos na esfera politica a obter o reconhecimento do Mec, e depois se escondem para não fazerem nada diante do absurdo que virou o comercio das provas da oab.Sem contar os “abastados” que podem comprar a tudo e a todos.Fica aqui minha indignação e votos que o senador consiga fazer que aprovem pelo fim dessa maldita prova.
O que estamos buscando não é a uma vaga de emprego, que é o que a oab está buscando com essa prova, prova de concurso, uma vaga para os bachareis em direito, mas sim o direito de trabalhar na profissão que escolhemos, depois de ficarmos 5 anos estudando e financeiramente pagando nossos estudos porque não existem faculdades publicas para todos, vem os que se dizem com boa intenção e querem decidir por nós mesmos se estamos ou não preparados para atuar no que escolhemos.Pensam que possuem o direito constitucional de impedir com essa prova ridicula o direito de trabalharmos para podermos compensar o que investimos durante anos.
Depoimento de uma mãe de um bacharel goiano, veja:
ResponderExcluir"Gostaria de sugerir que as provas aplicadas aos bacharéis fossem aplicadas aos senadores que defendem a permanência da prova. Não é admissível que um órgão que foi criado para fiscalizar a atuação do profissional em exercício queira exercer uma função maior do que a da nossa Carta Magna – de 1988.
Nós, pais, que trabalhamos para dar estudo para nossos filhos somos, também, prejudicados, pois mesmo formados, nossos filhos continuam sem condições de exercerem a profissão que escolheram, continuando, portanto, a mercê do nosso trabalho.
Enfim, venho por meio desta falar da nossa sensação de impotência, de indignação com todo este procedimento da OAB. Nossos jovens cursam uma faculdade, seguem todas as exigências imposta pela IES, que atende às exigências do MEC e, no final, quando estão para baterem asas, seguirem o seu caminho, constituindo famílias, são impedidos.Por favor, em nome das famílias brasileiras, acabem com essa falta de respeito para com os jovens bacharéis que querem trabalhar.Espero ser atendida!!"
OUTRO COMENTÁRIO SOBRE O EXAME:
ResponderExcluirSomente em Goias, a estimativa é de que 3.323 candidatos façam a prova da OAB anualmente.
Agora, multipliquem essa total por R$200,00, valor atual da inscrição e, considerando que algumas inscrições são reincidentes…respondam: é ou não é uma grande e maravilhosa fonte de conseguir recursos para a manutenção de uma Instituição?! " mina de ouro" 3x a 4x anual??
664.600,00 – é dinheiro ou não é?!!!!!!!!!!!
Insisto: Quem deve olhar pela qualidade do Ensino Superior é o MEC!!! "o direito não dorme?? mais as autoridades cruzam os braços e nada fazem??? Chega de convencionalismos politicos e eleitoreiros?? dê um basta?? não apoie candidatos que é contra a luta dos bachareis??
CUMPRA-SE A VONTADE DA SOCIEDADE
RESPEITE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL /88 , E FAZ CUMPRIR A LEI, É A VONTADE DA SOCIEDADE OPTOU COM 94,03% “FIM DO EXAME DE ORDEM”