segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Geovani Borges anuncia plano para democratização do acesso à internet

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) comemorou nesta segunda-feira (5) o anúncio feito pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), sobre o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Segundo ele, o ministro disse ter recebido determinação da presidente Dilma Rousseff para que, até o final de 2014, 40 milhões de domicílios tenham acesso à internet de alta velocidade.
- Revela-nos o ministro que o acesso à internet deverá ser oferecido no PNBL, à velocidade mínima de 1Mbps (Megabits por segundo) e ao preço de R$ 35, incluindo os tributos, ou R$ 29,90 sem tributos - assinalou.
Geovani Borges disse que a internet de alta velocidade deve alcançar progressivamente todas as sedes municipais até 2014. Até dezembro deste ano, assegurou, 543 municípios de 25 estados já deverão ter esse tipo de acesso. Para ele, isso é a democratização do acesso à informação, um plano de inclusão que torna a internet acessível às camadas mais populares.
- O Amapá é um desses excluídos e é impossível negar que isso dificulta a vida dos nossos estudantes, nossos empresários e do povo em geral. É como se fôssemos alçados da escuridão das trevas ao clarão do dia - afirmou.
O senador salientou que a Telebrás projetou a instalação de mais de 30 mil quilômetros de cabos de fibra ótica até 2014 junto com a rede do sistema elétrico nacional. Ele acrescentou que essa rede alcançará mais de quatro mil municípios me três anos.
O senador disse também que existem "previsões robustas" para o próximo ano, pois o ministro Paulo Bernardo anunciou a instalação de transponders para os novos satélites voltados para a Amazônia, garantindo sinais mais fortes para a região.

Da Redação / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar