quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Geovani Borges pede incentivo para médico trabalhar no interior

O senador Geovani Borges (PMDB-AP) defendeu nesta quarta-feira (14) o pagamento de maiores salários aos médicos, especialmente aos que atuam no interior. Segundo o senador, a interiorização da medicina é cada vez mais difícil porque não há estímulo aos profissionais, que, além de tudo, trabalham em condições precárias.
- Sinceramente, não vejo qualquer estímulo para que o médico deseje sair de uma capital para se enfiar em uma cidade distante, sacrificando a família, comprometendo a perspectiva de estudo dos filhos ou submetendo-se a uma solidão forçada - lamentou o senador, acrescentando que o governo não dialoga com a categoria.
Geovani Borges ressaltou que a falta de profissionais é mais grave nas regiões Norte e Nordeste, que já estariam enfrentando um "apagão médico". O número de pacientes por médico, segundo o senador, é de 422 no Sudeste, 888 no Nordeste e pelo menos 1.000 no Norte.
- É só ir subindo no mapa que a gente vê a média de profissionais caindo - afirmou o senador, que considera que o país concentra, ao mesmo tempo, índices de países ricos e miseráveis no que se refere ao número de médicos.
De acordo com o parlamentar, a população do Oiapoque (AP), no extremo norte, conta com apenas dois médicos na rede pública para atender todas as demandas locais de saúde.

Da Redação / Agência Senado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar