terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ampliar a inclusão das pessoas com deficiência é trabalho permanente, avalia diretora-geral do Senado

A inclusão das pessoas com deficiência avançou muito no Senado nos últimos anos, mas ainda há muito o que fazer no sentido de sensibilizar os que trabalham na instituição para ampliar a acessibilidade dos servidores e de quem visita a Casa.
A avaliação foi feita na tarde desta segunda-feira (3) pela diretora-geral do Senado, Doris Peixoto, em palestra durante o workshop "Deficiência: uma questão de todos - integrar para não excluir", realizado no auditório do Interlegis.
O evento teve por objetivo orientar e sensibilizar a comunidade do Senado sobre a acessibilidade da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho, bem como acolhê-la e integrá-la com os colegas de setor.
Doris Peixoto afirmou que o Senado não pode estar alheio à inclusão da pessoa com deficiência, pressuposto básico para a convivência social no século 21. Ela lembrou que, há alguns anos, a Casa não estava preparada para receber as pessoas com deficiência. Não havia rampas, cadeiras motorizadas, instalações sanitárias adaptadas e nem o conceito de acessibilidade, que engloba ainda acesso à informação, à comunicação, ao conhecimento, à cultura, ao lazer e aos contextos sociais.
Atualmente, ressaltou, o Senado é muito mais acessível e dispõe de um Programa de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional. Também conta com uma Comissão de Acessibilidade, já tendo realizado seis edições da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. A Casa investiu ainda na implantação da audioteca; na interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) das audiências e sessões comemorativas; e na imprensa em braile.
Doris Peixoto ressaltou ainda que a TV Senado transmite o programa Inclusão, que já ganhou diversos prêmios jornalísticos de temática social. Ela lembrou ainda que, em 2010, a Secretaria de Recursos Humanos implantou o Programa Integrar, voltado aos servidores com deficiência.

Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar