quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Coluna "Argumentos"

História

O Amapá faz aniversário, hoje, data da criação do Estado, segundo a Constituição Federal de 1988, lembra? Pois é, muita gente também não, afinal ficou marcada para sempre a data do 13 de setembro, da criação do Território Federal do Amapá, separando-nos do Pará. Aliás, por força de decreto governamental, o feriado oficial é dia 13 e não hoje.

Perguntas

Com direito a honrarias e condecorações, a Assembleia Legislativa do Amapá celebra também hoje o aniversário de 20 anos de seu funcionamento. Uma vasta programação foi montada, com início às 7h30. Sessão solene no Plenário e até um festival de música foi organizado. A grande final acontecerá no dia 19 deste mês. Cultura agradece.

Sorriso amarelo

Depois de ter criticado a atuação dos senadores do Amapá, em entrevista na tv, eis que Antônio Feijão, ex-deputado federal, desembarcou em Brasília, onde marcou audiência com o presidente do Senado Federal, o senador José Sarney (PMDB-AP). Pedido de desculpas ensaiado, Feijão foi diplomaticamente recebido.


Via satélite

A coluna publica esta imagem que ganhou a internet nos últimos dias, mostrando como está atualmente o mais emblemático dos transatlânticos naufragados, o Titanic. A trajetória desastrosa daquele que fora o maior de todos os navios oceânicos terminou em uma tragédia que o próprio cinema retratou em várias e grandiosas produções. Muita gente estranha a qualidade, tratada eletronicamente, claro.

Aplausos

Quem faz história hoje é o prefeito de Macapá, Roberto Góes (PDT), que entrega o maior projeto habitacional da história do município. Trata-se do conjunto habitacional Mucajá, que de uma só tacada resolve um pro-blema social, ambiental e urbanístico da capital. Os apartamentos, que são belíssimos, emprestam dignidade e decência a quem morava na encosta.

Dois prefeitos

O município de Santana segue com dois prefeitos. O titular, Antônio Nogueira (PT) é considerado afastado pelos vereadores, mas despacha normalmente na Prefeitura. Já o vice, Carlos Matias (PR), foi empossado prefeito pela Câmara Muni-cipal. Enquanto isso os bancos não sabem a quem atender e nem os servidores sabem para quem bater continência.

Liminar

Ainda sobre o imbróglio santanense, a Justiça, enfim, pôs fim ao impasse, não à crise política. Uma liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Santana, sob a lavra do juiz José Bonifácio de Oliveira, considerou nulos os atos praticados pelos vereadores. Na pressa, não abriram rito de defesa para o escorregadio Nogueira, que ganha sobrevida no cargo.

Jipeiros agradecem

O professor, jornalista e historiador Nilson Montoril deu uma verdadeira aula ao publicar o resultado de uma pesquisa sua a respeito do Jeep, aquele carrinho com tração 4x4 que ainda faz a alegria de muito aventureiro. Devidamente autorizado por ele, os textos, fotos e comentários históricos estão postados no sítio soujipeiro.blogspot.com. Vale a pena a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar