segunda-feira, 11 de março de 2013

Macapá, Santana e Mazagão: Força tarefa para desenvolver as cidades


Senador Randolfe Rodrigues articula um consórcio entre os gestores dos municípios para solucionar problemas comuns

A reunião inicial tinha como objetivo articular um consórcio visando a gestão integrada dos resíduos sólidos, motivada pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) com a participação dos prefeitos de Macapá, Clécio Luís, de Santana, Robson Rocha, de Mazagão, Dilson Borges e técnicos do Instituto de Ordenamento Territorial do Amapá (IMAP). Mas a conversa foi além e os gestores devem firmar um pacto para tratar de assuntos comuns e juntos trazerem mais desenvolvimento e qualidade de vida para a população. O senador Randolfe Rodrigues sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho, por meio de um decreto, formado por técnicos dos municípios e IMAP para a realização de um plano de atividades que dará inicio aos trabalhos de gestão de resíduos sólidos. Uma alternativa para enquadrar as cidades na Lei 12.305/2010 que trata da destinação correta dos dejetos. Só na capital são produzidos por dia cerca de 250 toneladas de lixo e em Mazagão, por exemplo, o lixo é despejado a céu aberto, um perigo para saúde e meio ambiente. O secretário Municipal de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur), José Mont’alverne, explicou que na capital foi implantada uma nova célula, chamada Aterro Sanitário, em uso desde janeiro. “Estamos buscando nos adequar a Lei”, afirmou. Os três municípios somam mais de 80% da população do Estado. “As cidades constituem uma grande região metropolitana, devemos, então, estudar a possibilidade de uma lixeira pública conjunta, que provocaria a redução de custos e impactos ambientais”, disse o Senador. “O GT fará o levantamento técnicos sobre os impactos ambientas, transporte e custo de cada município para realizarmos um plano de gestão integrada dos resíduos e assim angariar recursos junto ao governo federal para a consolidação do plano”, completou.

Saúde e Educação

A ideia é levar essa parceira a outros campos de interesse da população, como educação e saúde, por exemplo. “Vamos unir as nossas forças para resolver os problemas que mais importunam a população, afinal nosso objetivo é desenvolver as cidades e melhor a vida de quem vive aqui”, explicou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

ICMS

Durante a discussão, o Prefeito de Santana, Robson Rocha levantou a questão dos impostos, como a divisão do ICMS para os municípios. “Macapá, Mazagão e Santana tiveram redução nos seus repasses e é importante saber os motivos do corte junto ao governo”, afirmou o prefeito que a redução dos valores podem, por consequência, refletir da escassez dos serviços realizados pelo município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar