terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mesmo com expressiva desistência de eleitores, TRE-AP cumpre meta na Revisão Biométrica


Exatos 42.476 eleitores de Macapá não se habilitaram para votar em 2014 ao não efetuarem a Revisão Biométrica realizada durante oito meses pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE-AP). Nesse período, encerrado no último dia 29 de novembro, a instituição eleitoral recadastrou 83,36% dos 255.210 eleitores da capital, e fez 13.255 novos alistamentos eleitorais. Esses votarão pela primeira vez nas Eleições de 2014. Quem não fez a revisão ou recadastramento terá o título cancelado dentro dos próximos três meses. Apesar da alta desistência de eleitores, o montante recadastrado habilita Macapá, o maior colégio eleitoral do estado, a realizar eleições digitais no próximo ano, de acordo com determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os eleitores atendidos tiveram todos os seus dados atualizados no sistema da Justiça Eleitoral, um dos mais completos do mundo.

Cancelamento

Com o título cancelado, o eleitor terá uma série de restrições, como impossibilidade de tirar passaporte e carteira de identidade ou tomar posse em cargo público e não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior, entre outras. O TRE-AP, em Macapá, continua os trabalhos de alistamento eleitoral até maio do ano que vem. Esse mesmo prazo é dado aos eleitores que pretendem transferir o título para outro domicílio eleitoral.

Meta

O TRE-AP realizou o recadastramento digital em Macapá de 15 de abril a 29 de novembro do corrente ano. A ação dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Com o procedimento de identificação digital, o eleitor passará a ter a identidade confirmada no momento do voto. O presidente do TRE-AP, desembargador Raimundo Vales (foto), comemorou o fato de a Justiça Eleitoral atingir a meta estabelecida pelo TSE e parabenizou os servidores do Tribunal pelo empenho na árdua tarefa. “Com muito trabalho, atingimos a meta do TSE. A concretização desse desafio nos habilitou a realizarmos eleições mais seguras e eficientes no pleito de 2014. Parabenizo todos os servidores do TRE-AP pelo objetivo alcançado. A Justiça Eleitoral continuará trabalhando com afinco para a manutenção da cidadania dos amapaenses”, disse o presidente Raimundo Vales. Os serviços de Revisão Biométrica do TRE-AP prosseguem no estado até março ou abril de 2014. Em Santana, o segundo maior colégio eleitoral do estado, os serviços serão encerrados dia 6 de dezembro. E nos outros municípios, no próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar