sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Câmara comemora o Dia da Consciência Negra

Exposições de fotografia, sarau e festival gastronômico homenageiam o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20.


A Câmara dos Deputados realiza, no mês de novembro, diversos eventos em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20. Exposições, sarau e festival gastronômico lembram a importância da influência africana na cultura brasileira.

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara vai exibir, em vários espaços da Casa, as mostras de fotografia "Benin-Bahia, mensagens do ultramar", "Herança africana: retratos das mulheres africanas e afro-colombianas", "Pano de Alaká - a tecelagem africana na Bahia" e "Carolina vive", dedicada a escritora Carolina Maria de Jesus (foto). Além das exposições, o Núcleo de Literatura do Espaço Cultural apresentará um sarau literário e musical que exaltará o negro no samba de enredo e na cultura brasileira.

Já a exposição "Homenagem à Culinária de Matriz Africana", realizada pela Câmara em parceria com a Conferação Nacional do Comércio (CNC), resgata a influência de sabores e temperos africanos na culinária brasileira. Sob a curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody, a mostra destaca o rico patrimônio culinário partilhado entre Brasil e África.

Um festival gastronômico completa a homenagem. Na quarta (10) e na quinta-feira (11), o público terá oportunidade de saborear os pratos afro-brasileiros elaborados pelo Restaurante-Escola do Senac. O buffet sai a R$ 30 por pessoa. Clique aqui para conferir o que será servido.

Confira abaixo a programação completa.


Benin-Bahia: semelhanças

A exposição “Benin-Bahia, mensagens do ultramar” sintetiza, em 60 imagens, o espírito da pesquisa antropológica realizada pela italiana Patrícia Giancotti sobre a tradição religiosa e os intercâmbios culturais entre Brasil e Benin. Patrícia morou quase dez anos na Bahia para desenvolver sua tese de antropologia sobre as mulheres no candomblé. Durante este período, produziu vários ensaios fotográficos sobre a cultura afrodescendente.

Local: Corredor de acesso ao Plenário.
Visitação: 16 a 26 de novembro de 2010, das 9h às 18h.


Mulheres afro-colombianas: herança

A mostra "Herança africana: retratos das mulheres africanas e afro-colombianas" é um recorte social e antropológico das raízes africanas na Colômbia, de grande impacto visual. O trabalho da fotógrafa Angèle Essamba, natural de Camarões, quebra estereótipos e exalta a mulher negra em suas diversas possibilidades: mãe, empresária, independente, bela e orgulhosa de si. A exposição é uma iniciativa da Fundação Palmares.

Local: Sala de Exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.
Visitação: 10 de novembro a 02 de dezembro de 2010, das 9h às 17h.


Pano de Alaká - a tecelagem africana na Bahia

A Exposição "Pano de Alaká - a tecelagem africana na Bahia" apresenta toda a riqueza estética e ritualística dos panos da costa criados e produzidos na Casa do Alaká, espaço de memória e arte localizado na comunidade-terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, bairro de São Gonçalo do Retiro na cidade de Salvador, Bahia. Pano de alaká ou pano da costa é uma tecelagem tradicional de povos e culturas da África Ocidental, mais especificamente dos povos Yoruba e Fon/Ewe.

Segundo o antropólogo Raul Lody, curador da exposição, "o ato de tecer cada pano da costa traz as mais legítimas memórias, ao mesmo tempo em que salvaguarda as culturas africanas e torna possível experimentar a tradição por meio dos conhecimentos transmitidos de geração em geração". A exposição é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Visitação: 10 de novembro a 22 de dezembro de 2010, das 10h às 15h.


Carolina de Jesus: homenagem

Negra e favelada, Carolina de Jesus vivia perambulando pelas ruas de São Paulo catando papéis para sobreviver. No Canindé, favela onde morava, tinha o hábito de escrever sobre as dificuldades que vivia. Em 1958, o repórter Audálio Dantas descobriu sua história. O jornalista conseguiu a publicação dos escritos de Carolina resultando no best-seller "Quarto de Despejo". O livro vendeu mais de um milhão de cópias, foi traduzido para 14 idiomas e vendido em 40 países. Carolina de Jesus representa um símbolo da luta pela emancipação feminina e pela ascensão social. A mostra traz o diário original, fotos e documentos da escritora que, embora tenha conhecido a fama, morreu muito pobre. Na foto, com Clarice Lispector.

Local: Hall da Taquigrafia - Anexo II Câmara dos Deputados.
Visitação: 22 a 26 de novembro de 2010, das 9h às 18h.


Homenagem à Culinária de Matriz Africana

A culinária brasileira foi em grande parte influenciada por sabores e temperos africanos. E é para lembrar este legado que a Câmara e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) promovem a exposição “Homenagem à Culinária de Matriz Africana”. Sob a curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody, a mostra destaca o rico patrimônio culinário partilhado entre Brasil e África.

Local: Espaço Mesa Brasileira - Restaurante Senac - 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
Visitação: de 10 de novembro a 22 de dezembro de 2010, das 9h às 18h.


41º Sarau

"O negro no samba de enredo e na cultura brasileira" é o tema do 41º sarau que o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares apresenta no próximo dia 22, às 20 horas, no Teatro Sesc Sílvio Barbato em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A entrada é franca.

Local: Teatro Sesc Sílvio Barbato – SCS Qd.02, Edifício Presidente Dutra.
Data: 22 de novembro de 2010, às 20 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar