sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coluna "Argumentos"

Babado

As desavenças entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá registraram ontem um episódio mais agudo, até agora. A mando do Estado, policiais ambientais interditaram a instalação da nova Usina de Asfalto da PMM, que estava sendo montada no Distrito Industrial. A Prefeitura atribui a ingerência política. GEA diz que agiu dentro da lei.

O que virá

Olha, se até na diplomacia internacional existe uma coisa chamada reciprocidade, é bem possível que a Prefeitura dê o troco, por assim dizer, quando deparar-se com falhas em procedimentos do Estado que invadem competência do Município. As obras de saneamento, por exemplo, não cumprem os ritos para quebrar as ruas, sabia? Vai babar!

Segurança

O deputado Vinícius Gurgel (PSD-AP), que não é militar - muito menos tem pinta - ratificou seus compromissos com a segurança pública. Ele recebeu representantes da PM do Amapá em Brasília e prometeu destinar recursos para o melhor aparelhamento da corporação. Mais coletes e até um “caveirão” à vista.

Os donos

O Pesquisadores do Observatório Nacional (ON) encontraram evidências de um rio subterrâneo de 6.000 quilômetros de extensão que corre embaixo do rio Amazonas, a uma profundidade de 4.000 metros. Ele tem quase a mesma extensão do “irmão” famoso e já tem gente comemorando o achado, uma riqueza, sem dúvida. Que isso mude a vida do ribeirinho, que merece.

Uma tese

A descoberta deste rio subterrâneo foi possível graças aos dados de temperatura de 241 poços profundos perfurados pela Petrobras nas décadas de 1970 e 1980, na região amazônica. A estatal procurava petróleo e achou o que especialistas julgam sem a maior riqueza do futuro, objeto da cobiça de muitas nações: a água potável. Que isso não nos traga guerras até lá.

Por Caxias

Militares do Exército Brasileiro comemoraram em grande estilo ontem pela manhã o Dia do Soldado. No quartel do 34º Batalhão de Infantaria de Selva, os recrutas receberam a boina rajada, símbolo do soldado da Amazônia. Os graduados, meda-lhas por tempo de serviço. Autoridades e gente como este colu-nista levaram diploma de Amigo do Batalhão. Belo evento.

Os antigos

Por falar no Exército, a coluna registra que o comandante local, tenente-coronel Allan Quint, tem marcado sua gestão por reforçar os laços com autoridades, familiares dos recrutas e gente que já deixou a caserna. Gente como o ex-atirador Ophir Pennafort, que foi homenageado junto com seus “colegas” da turma de 1961, quando o 34º era chamado Tiro de Guerra.

Dinheiro público


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou proposta de adoção do financiamento público exclusivo nas campanhas eleitorais. Essa é uma das muitas matérias que fazem parte da chamada Reforma Política, em trâmite no Congresso Nacional. Os defensores do financiamento público das campanhas alegam que isso moralisaria o pleito. Um dia, quem sabe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar