terça-feira, 23 de agosto de 2011

Sarney participa de posse de Mendes Ribeiro na Agricultura

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), participou, nesta terça-feira (23), da cerimônia de posse do novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), realizada no Palácio do Planalto. Ele substitui Wagner Rossi, que deixou o cargo na semana passada após suspeitas de irregularidades na pasta.
Ao comentar, na semana passada, a escolha de Mendes Ribeiro, o presidente Sarney disse que o deputado é "um homem de excelentes qualidades e que teve um grande desempenho como líder do governo no Congresso". Em seu discurso de posse, Mendes Ribeiro afirmou que trabalhará para garantir a renda do produtor rural e prometeu buscar mais recursos para a política de garantia de preços mínimos (PGPM), para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e para a defesa sanitária.
- É necessário ter competência e coragem para buscar, todos os dias, agregar valor à cadeia produtiva. É preciso garantir a renda do produtor. Este é um dos maiores desafios - disse.
O novo ministro também prometeu ouvir e dialogar com todos os ministérios e com todas as esferas sociais no comando da pasta.
Durante a cerimônia, o ex-ministro Wagner Rossi fez um panorama do setor e disse que o superávit no comércio de bens do agronegócio neste ano ajudará o Brasil a superar a crise econômica internacional.
- Este ano teremos R$ 80 bilhões de superávit que garantirá a estabilidade do país frente ao cenário de crise mundial - afirmou.
Para a presidente Dilma Rousseff, uma das principais heranças deixadas por Rossi é o Plano Safra 2011/2012. Ela disse esperar que Mendes Ribeiro execute um bom trabalho.
- O plano agrícola será agora executado pelo ministro Mendes Ribeiro e tenho certeza de que será bem executado. Os avanços deste plano safra 2011/2012 envolvem a simplificação e a desburocratização do acesso ao crédito, mais apoio aos médios produtores e envolve o fortalecimento da agricultura de baixo carbono - disse a presidente que também ressaltou o papel estratégico do setor agropecuário para o desenvolvimento do país.
- Hoje o nosso país é o segundo maior produtor de alimentos do mundo e isso tem um significado estratégico não só para 2011 e 2012, mas para todo o horizonte que podemos ver ao longo desse século 21 - avaliou Dilma.
Também participaram da cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente da Câmara, Marco Maia; ministros de estado, além de senadores e deputados.

Mendes Ribeiro

Advogado de formação, o gaúcho Mendes Ribeiro Filho foi eleito no ano passado para seu quinto mandato parlamentar consecutivo.
Também foi deputado estadual, secretário de Justiça, de Obras Públicas e chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul.

Rodrigo Baptista / Agência Senado

 Veja também:


Vídeo com a íntegra da cerimônia de posse do ministro Mendes Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar