quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Linhão Oiapoque

Guiana Francesa deverá comprar energia do Brasil 

Ganha força a proposta do Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP) para a construção da Linha de Transmissão de 230 kva, entre Ferreira Gomes e Oiapoque, que atenderia também a Guiana Francesa. Bala Rocha, em visita oficial àquele país, disse que as autoridades francesas consideram a proposta do parlamentar como “interessante e viável”. O Deputado Estadual Paulo José (PR) acompanha Bala Rocha na visita. Na Guiana, 60% da energia elétrica é proveniente de hidrelétricas; quase 40% é oriunda de fontes térmicas, enquanto uma parte irrisória deriva de biomassa. O deputado adianta que, em um futuro próximo, o Amapá se transformará em fornecedor de energia elétrica, de fonte limpa, com a construção de duas hidrelétricas, com capacidade de produção de 300 megawats, cada. Uma será estabelecida no Rio Araguari e outra no Rio Jari. Além disso, até 2013, o estado estará interligado com a malha energética nacional, através do Linhão do Tucuruí. “Neste sentido, a construção de uma Linha de Transmissão de 230 kva torna-se bastante atraente, considerando o crescimento habitacional e econômico da região da fronteira, a partir da inauguração da Ponte Binacional sobre o Rio Oiapoque”, afirma Bala Rocha.

Banda Larga
www.balarocha.com.br

O parlamentar indica que a solução para a chegada da banda larga no estado é por esta linha de transmissão, que possibilita a conexão por fibra ótica. Assim, o Amapá exportaria energia e importaria internet em alta velocidade. No campo legislativo, Bala Rocha também atua para trazer a tecnologia para o Amapá. Ele é autor do Projeto de Lei nº 6878/2010 que altera o artigo 5º da Lei que institui o Fust e determina explicitamente que o Fundo deve dar suporte à implantação e à disseminação do uso da internet em banda larga em todos os Municípios do Brasil. O Parlamentar também é autor da Proposta de Emenda à Constituição nº 479/2010, que acrescenta o inciso LXXIX ao artigo 5º da Constituição Federal para inclusão do acesso à internet em alta velocidade entre os direitos fundamentais do cidadão. Bala Rocha afirma que a banda larga é indispensável no mundo, e o Brasil está muito atrasado nessa questão. “Nós do Amapá sofremos na pele esse problema. Além de não haver banda larga por satélite ou por rádio — quando há é de baixa velocidade — também não temos linhas de transmissão, o que nos atrapalha ainda mais”, argumenta o parlamentar.
 
Fonte: Gabinete do Deputado Federal Bala Rocha (PDT/AP)
Tel: 55 61 3215-5608 Fax: 55 61 3215-2608Portal
www.twitter.com/gabbalarocha
orkut: bala rocha (perfil e comunidade)
facebook: sebastião bala rocha

Um comentário:

  1. espero que isso se concretize o mais rapido possível, não aceito mais viver no tempo das cavernas. Quero muito acreditar que vocês estão se empenhando sobre esse assunto " banda larga".

    ResponderExcluir

Acompanhe

Clique para ampliar