quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Em visita a Sarney, ministra dos Direitos Humanos pede apoio à Comissão da Verdade

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu na tarde desta terça-feira (13) a visita da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Ela pediu o apoio do Senado na criação da Comissão da Verdade, que teria como objetivo investigar as violações contra os direitos humanos ocorridas durante o regime militar (1964-1988). O projeto de lei que trata do tema está em tramitação na Câmara dos Deputados (PL 7376/2010) e, se aprovado, será encaminhado ao Senado. Maria do Rosário estava acompanhada de cinco ex-ministros da pasta: José Gregori, Gilberto Saboia, Paulo Sérgio Pinheiro, Nilmário Miranda e Paulo Vannuchi. Eles entregaram uma carta aberta a Sarney em que dizem que "o direito à memória e à verdade é uma conquista que podemos legar ao nosso povo". Sarney prometeu apoio à Comissão da Verdade e disse que o projeto não vai encontrar dificuldades para ser aprovado no Senado. José Gregori afirmou que a democracia é um processo e a Comissão da Verdade pode colaborar para que erros do passado não se repitam. Gregori disse que o assunto tem consenso entre os ex-ministros e a ministra Maria do Rosário. A comissão, segundo ele, pode fazer avançar o processo de consciência política do Brasil.
- A comissão não quer reabrir feridas, mas tem a obrigação de mostrar coisas que aconteceram neste país, que precisam ser conhecidas para não ser repetidas - disse Gregori.
Segundo a ministra Maria do Rosário, o projeto é uma bandeira democrática que não pertence ao governo, mas ao Brasil. Ela afirmou que a Comissão da Verdade pode fortalecer o regime democrático e disse esperar que o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional ainda neste ano.
- Estamos num bom caminho. Estou otimista - concluiu a ministra.

Tércio Ribas Torres / Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar