quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Coluna “Bastidores da Notícia” - Rodolfo Juarez


Orçamento 2013

Os deputados estaduais ainda não falaram sobre o Orçamento Anual do Estado para 2013, muito embora o projeto já esteja na Assembleia desde o dia 30 de setembro. Os deputados têm até o dia 22 de dezembro para votar a Lei do Orçamento, mas antes disso tem a fase de discussão, que deve ser feita em plenário.

Valor do Orçamento

O valor do Orçamento do Estado para o ano de 2013 depende da Receita Estimada para aquele período. E essa receita supera os 4 bilhões de reais. São 500 milhões a mais quando comparado com o orçamento de 2012, ou seja, apenas o crescimento equivale ao orçamento do Município de Macapá. Mesmo assim os gestores ainda estão reclamando de que os recursos são escassos e já planejam empréstimos.

Beija Mão

Até agora não foi bem explicada a viagem dos deputados estaduais a Brasília. Metade dos 24 parlamentares foram à Capital Federal para falar com o senador Sarney e, segundo as informações, pedir conselho para o que fazer para autorizar o empréstimo junto à Caixa, que pleiteia o Governo do Estado, no valor de um bilhão e quatrocentos milhões de reais para cobrir o monumental rombo da CEA. Foram, voltaram e nada disseram até agora.

Milagre

Todos os gestores ou parlamentares daqui, quando obtiveram uma conquista ou têm às mãos um grande problema precisam ir até a sala de recepção do Gabinete do Senador Sarney para conversar. Apesar das negativas de todos os que tiram as fotos, sentados e de pernas cruzadas, no já famoso sofá do presidente, o que eles querem é ajuda. Não se sabe exatamente para que, mas o certo é que, quando voltam, mesmo sem trazer solução, chegam com a impressão que “cumpriram o dever”, estiveram com o Presidente Sarney.

Amazontech

Uma estrutura jamais montada para um evento em Macapá, é o que está preparado para a Amazontech 2012. Toda a região que vai desde o Monumento do Marco Zero até a Cidade do Samba, passando pelo Sambódromo e pelo Estádio Estadual Milton de Souza Correia, está sendo reservada. A expectativa é que os visitantes, entre eles governadores de estado da região, ministros e parlamentares, reconheçam o esforço dos amapaenses. Da parte de resultado prático para o Amapá, por enquanto, nada.

Tetralor

O Fluminense conquistou domingo, dia 11, o seu quarto título do Campeonato Nacional, com três rodadas de antecedência. Depois de vencer o Palmeiras por 3 x 2 e saber do empate do Atlético Mineiro com o Vasco, no Rio, o Fluminense ficou com 10 pontos de vantagem sobre o Grêmio que venceu o São Paulo e assumiu o segundo lugar. Como só estão em disputa 9 pontos, o agora Tetralor, já é matematicamente o Campeão Brasileiro de 2012.

Bicolor

O Paysandu de Belém do Pará, é um dos 4 clubes brasileiros que disputaram a série “C” deste ano que subirá para a série “B” em 2013. Os paraenses eliminaram o Macaé, time do Rio de Janeiro, mesmo perdendo por 3 x 2. Acontece que no primeiro jogo entre as duas equipes, realizado em Belém, o bicolor venceu por 2 x 0 o time do sudeste brasileiro. A festa foi grande na capital paraense e, aqui em Macapá, na manhã de domingo bandeiras do “papão” coloriam a cidade.

(...)

Leia a coluna completa, clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar