Ser cada vez mais transparente. É nisto que o
Senado está empenhado para que o cidadão possa ter fácil acesso a todas as
informações sobre a Casa e os senadores. Por isso, a campanha Senado
Transparente apresenta as principais dúvidas dos cidadãos e as respostas para
cada uma delas. Essa é mais uma ação da Casa para ajudá-lo a encontrar as
informações de seu interesse.
Fique sabendo mais sobre a campanha em:
www.senado.leg.br/campanhas/transparencia
Veja as
dúvidas mais comuns
Algumas ferramentas
de transparência
O Portal e-Cidadania é um espaço virtual criado
para estimular e possibilitar uma participação mais direta e efetiva dos
cidadãos no processo de atuação parlamentar e legislativa do Senado.
O Portal da Transparência armazena informações
públicas a respeito dos atos administrativos do Senado Federal para livre
consulta da sociedade. No Portal, o cidadão encontra, principalmente,
informações sobre gastos e prestação de contas.
A Central de Relacionamento com o Cidadão tem a
finalidade de oferecer um canal de comunicação gratuito entre a população e os
senadores. O atendimento telefônico é realizado de segunda a sexta-feira, das
8h às 19h, pelo número 0800 61 2211. O atendimento eletrônico está disponível
durante 24 horas pelo site www.senado.leg.br/alosenado. Por meio desse canal de
comunicação, o cidadão pode expressar suas opiniões e críticas sobre o trabalho
parlamentar, bem como oferecer sugestões e esclarecer dúvidas.
Criado pelo Senado, o Siga Brasil é um sistema de
informações sobre orçamento público que permite acesso amplo e facilitado a
diversas bases de dados da administração.
Na busca constante pela transparência e aproximação
da sociedade com o Parlamento, a Ouvidoria do Senado Federal nasce como órgão
para fortalecer o exercício da cidadania. Ouvidoria tem o objetivo de receber e
dar o tratamento adequado às sugestões, críticas, reclamações, denúncias e
elogios da sociedade sobre as atividades administrativas e legislativas do
Senado. A ouvidoria também pode sugerir mudanças no âmbito institucional e o
cidadão interessado sempre terá retorno sobre as suas comunicações.


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