segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sarney registra os 150 de publicação de 'Primaveras', de Casimiro de Abreu

O senador José Sarney (PMDB-AP) registrou em Plenário nesta segunda-feira (14) - em seu primeiro pronunciamento após a licença de 10 dias para tratamento de saúde - os 150 anos de publicação da obra Primaveras, coletânea de textos do poeta brasileiro Casimiro de Abreu. Na avaliação do senador, trata-se de um dos livros mais importantes da língua portuguesa.

- É um livro que não morreu, editado mais de cem vezes. Foi escrito por um poeta que na literatura brasileira surgiu como um sol, que imediatamente se apagou - disse Sarney, em referência à morte precoce de Casimiro de Abreu. O poeta faleceu em 1860, aos 21 anos.

A maioria dos poemas de Primaveras, disse Sarney, foi escrita durante a passagem de Casimiro por Lisboa, para onde se dirigiu em 1853 para trabalhar com o pai. Neles, o poeta falava sobre a falta que sentia da terra natal. Sarney chegou a recitar alguns desses poemas, como o clássico Meus oito anos (Oh que saudades que tenho/Da aurora da minha vida/ Da minha infância querida/ Que os anos não trazem mais).

O senador disse ainda que a obra, com a qual teve o primeiro contato na biblioteca de seu avô, no interior do Maranhão, teve fundamental importância em sua formação literária. O presidente do Senado é membro da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Da Redação / Agência Senado

Um comentário:

Acompanhe

Clique para ampliar