segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Secretaria de Comunicação do Senado Federal

Nota de esclarecimento enviada ao jornal “Folha de S. Paulo

Prezada Sra.Eleonora de Lucena

Editora Executiva

Folha de S. Paulo


Em relação à matéria publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, assinada pelos jornalistas Maria Clara Cabral e Ranier Bragon, sob o título "Câmara apreciou menos projetos do Executivo em 2009", publicada nesta segunda-feira, 21/12, o Senado Federal esclarece:

1 - A matéria parte de uma postura absolutamente equivocada ao afirmar que, no Senado, os números demonstrariam que "o plenário teve a menor produção do governo Lula". O texto dá a entender a seus leitores que, ao apreciar um número maior de proposições apresentadas pelos parlamentares - em relação às iniciativas do Executivo -, o Congresso Nacional estaria deixando de cumprir seu papel.

3 - É importante ter-se claro, a verdade óbvia, que é papel do Legislativo, legislar, fazer as leis. E que cabe ao Executivo executá-las. Defender qualquer posição contrária a essa é ir contra a Constituição brasileira que prevê a autonomia e a independência entre os três poderes que compõem a República.

4 - A matéria referida lança dúvidas sobre a veracidade dos números citados pelo presidente do Senado, José Sarney, que dão conta da atuação desta Casa em 2009. Os números estão absolutamente corretos. O Senado Federal aprovou e apreciou, neste ano, o dobro de matérias em relação ao ano passado. Até o dia 16 de dezembro, foram apreciadas 2.632 enquanto em 2008, o Senado examinou 1.343. Da mesma maneira que, em 2009 foram aprovadas 2.168 matérias, contra 1.258 aprovadas em 2008.

Atenciosamente,

Fernando César Mesquita

Diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social.

Veja também:

Senado examina em 2009 duas vezes mais propostas que no ano anterior

Simon elogia a reforma administrativa e diz que Sarney merece o respeito da casa

Sarney destaca trabalhos do Senado em 2009 e comemora resultados positivos da reforma administrativa

Sarney: reforma administrativa reduzirá 40,3% da estrutura do Senado

Proposta de reforma administrativa será votada em 2010

Senado gasta R$ 200 milhões a menos do que o previsto

Corte de chefias trará economia de R$ 520 mil mensais ao Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar