terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Deputados ressaltam o exemplo de vida de Zilda Arns

A coordenadora da Pastoral da Criança foi uma das vítimas do terremoto de terça-feira (12) no Haiti.



Zilda Arns, em audiência na Câmara: vida dedicada às crianças.

A morte de Zilda Arns teve grande repercussão na Câmara. O presidente Michel Temer lamentou o que considera uma perda irreparável e destacou que a médica pediatra e sanitarista deixa milhões de órfãos no Brasil, não só integrantes de sua família mas também os muitos filhos adotados em seu trabalho nas pastorais da Criança e do Idoso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em nota oficial divulgada nesta quarta-feira, Temer lembrou que Zilda Arns tornou-se sinônimo de doação em sua luta pelos mais carentes, em seu combate diuturno à mortalidade infantil e na busca pela melhoria da vida do povo. “Incansável, ela foi vítima de acidente durante missão no Haiti, onde ajudava o povo local e levava auxílio a um dos lugares mais pobres do mundo. O seu amor ao próximo não tinha fronteiras”, observou.

O 1º vice-presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), manifestou pesar pela tragédia que atingiu o Haiti. O deputado lamentou as mortes de todos os brasileiros que estavam no País e expressou solidariedade às suas famílias.

Marco Maia lamentou profundamente a morte de Zilda Arns. “O Brasil perdeu a grande defensora das crianças. Estou solidário a todos que conviveram e contribuem para a causa de Zilda. O trabalho dela deve servir de inspiração para todos nós para seguir na defesa das crianças brasileiras. O País está de luto”, afirmou.

Símbolo
O 1º vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Pedro Wilson (PT-GO), também lamentou a morte da coordenadora e lembrou a importância do trabalho de Zilda Arns: “Ela foi uma das grandes batalhadoras pelos direitos das crianças e tornou-se, além disso, um símbolo da luta pelas mulheres e pela saúde pública. O esforço dela pelas crianças no Brasil poderia ser comparado ao trabalho social de Madre Teresa de Calcutá na Índia.”

O deputado Claudio Cajado (DEM-BA) ressaltou que brasileiros e não brasileiros sentirão muito a falta de Zilda Arns, que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados aqui e em outros países, como o Haiti, onde ministraria palestras numa conferência de religiosos do Caribe: “Ela deixa saudade, mas acima de tudo um exemplo de dedicação para que outras pessoas abracem a sua causa.”


Já o 1º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), disse que o País e o mundo estão chocados. “Ela era uma diplomata da paz, uma missionária que dedicou a sua vida à defesa da fraternidade, da solidariedade. É uma perda lamentável, fica um vazio”, ressaltou.

Pioneira

O líder do PSDB, deputado José Aníbal (SP), ressaltou que não existe hoje no Brasil quem possa substituir Zilda Arns. “Ela desenvolveu um trabalho formidável, com aspecto pioneiro, de muitos resultados e, sobretudo, que preservou milhares de vidas”, disse.

O deputado João Almeida (PSDB-BA) observou que a médica deixa uma contribuição valiosa à saúde e à assistência social: “Pessoas como ela nascem a cada 100 anos. O seu legado é muito valioso em todo o mundo.”

O 1º secretário da Câmara, Rafael Guerra (PSDB-MG), conviveu com Zilda Arns quando ambos eram integrantes do Conselho Nacional de Saúde e também na Frente Parlamentar da Saúde. “Ela dedicava a sua vida a resolver os problemas sociais, ajudar os mais pobres; sempre foi uma grande aliada da saúde”, destacou.

Já Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) destacou a generosidade de Zilda Arns. “Ela tinha capacidade de enxergar além; é uma perda lamentável”, declarou.

Perfil

Zilda Arns tinha 75 anos e era irmã do ex-arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e tia do senador Flávio Arns (PSDB-PR), que confirmou a sua morte. Médica pediatra e sanitarista, ela tinha cinco filhos e nove netos e notabilizou-se principalmente por suas ações na área da saúde das crianças pobres, lutando em especial contra a desnutrição infantil.

Ela foi homenageada pelo Congresso em 2005, quando recebeu o diploma Mulher Cidadã Berta Lutz. Foi agraciada também com a Medalha Mérito Legislativo Câmara dos Deputados, em 2002. Em 2006, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz.

Da Reportagem/Rádio Câmara

Edição – João Pitella Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar