terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O nosso colunista do Amapá...


Pelo Haiti

O senador José Sarney (PMDB/AP) terá um encontro hoje com o presidente Lula para definir como a comissão encarregada da solução dos problemas legislativos urgentes durante o recesso parlamentar poderá ser convocada rapidamente para atender todas as medidas que o Governo considerar necessárias para auxiliar o povo do Haiti.

Esteve lá

Por falar no Haiti, atua no Amapá um militar que tem muita informação sobre o país mais pobre das Américas. Trata-se do coronel do Exército Henrique Batista, que serviu nas forças de paz da ONU em Porto Príncipe, antes de se mudar para Macapá, onde comanda o 34º Batalhão de Infantaria de Selva. Aliás, ele passa o posto no dia 29.

“Eu topo”

A deputada federal Lucenira Pimentel (PR/AP) foi a primeira a confirmar presença no quadro novo do programa radiofônico “Conexão Brasília”, da Antena 1 FM. Ela desembarca hoje em Macapá, depois de cumprir agenda em Brasília ,para gravar sua participação no “Notícias da Semana” que vai ao ar sábado.

Tá explicado

Tem gente estranhando que a Voz do Brasil, aquele velho noticiário compulsório do rádio, esteve apresentando noticiário e pronunciamentos de parlamentares amapaenses, mesmo durante o período de recesso parlamentar. Diz o deputado federal Evandro Milhomen (PC do B) que como não há atividade no Congresso, são exibidas matérias gravadas.

DE UM MÉDICO

O senador Papaléo Paes (PSDB/AP), que, como Zilda Arns também é médico, lamentou profundamente a morte trágica da Fundadora da Pastoral da Criança. Papaléo é cardiologista e presta atendimento social na Casa do Pão, mantida pelos frades Capuxinhos em Macapá. Ele lembra que Zilda recebeu o prêmio de Mulher Cidadã Bertha Lutz, dado pelo Senado, em 2005.

Apostas

Amigo (a) não tem jeito. O assunto do momento é a “briga” pelo Orçamento 2010. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Amanajás (PSDB) chegou de viagem na madrugada de ontem e foi logo engatando reuniões fechadas para discutir uma alternativa para o impasse criado desde o veto parcial pelo governador. Definição só mês que vem.

Preterida

Em dezembro de 2001 a Câmara dos Deputados tinha o direito a indicar dois nomes para o Conselho da República, órgão criado pela Constituição de 88 para dar assessoramento de alto nível ao presidente da República. O nome de Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, foi submetido à votação por um grupo de deputados, mas não foi eleita. Perdeu para Edmar Moreira, o hoje “deputado do castelo”.

Período fértil

Isso não lembra a nossa puberdade? Pois é, mas essa expressão agora pode ser aplicada à quadra momesca que se aproxima. É que dados da maternidade pública dizem que nove meses depois do Carnaval é a época do ano que mais nascem bebês no Amapá. Ao poder público só resta educar e distribuir preservativos. Só gravidez não é problema, duro é DST/Aids.

Socorro à Banda

O atual secretário de Saúde do Estado, Pedro Paulo Dias, anda preocupado também com os excessos na folia. Nesta terça-feira ele celebra convênio com o bloco A Banda para garantir atendimento médico no percurso da mais tradicional folia no nosso Carnaval. Médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio estarão divididos em dez postos no percurso da banda.

Diário do Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar